Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Bainha Para Tecidos Transparentes

Hoje, nós vamos falar sobre bainha para tecidos transparentes, e aumentar seu repertório de acabamentos.

Ela pode ser feita tanto à mão, quanto na máquina de costura, sendo ideal para tecidos finos, já que sua costura é mais discreta, e seus pontos são menos visíveis.

Com certeza, vale muito a pena fazer uma bainha para tecidos transparentes pois ela fica linda, e seu resultado é maravilhoso!

O que é uma bainha?

Fazer uma bainha é a ação de virar um pequeno pedaço do tecido e costurá-lo antes que ele se desfaça. Ela é um modelo de retoque final, nas bordas do tecido.

Porém, a bainha ainda pode ser necessária para encurtar as pernas da calça ou mangas de camisetas. A vantagem é que ela consegue eliminar a necessidade de cortar o tecido, caso a peça precise ser alongada depois.

De qualquer modo, a bainha é uma das técnicas fundamentais a ser dominada para quem quer se lançar no ramo da costura. Muito fácil e prática de fazer, ela deixa o tecido inteiro o máximo possível, dando a impressão de um “acabamento” na costura.

Às vezes, a bainha é feita em tecidos como lã, feltro, jersey ou outros materiais, quando o efeito desfiado é desejado.

Os diferentes tipos de bainha

Há diversas formas de fazer bainha. Porém nós vamos falar em específico sobre a bainha para tecidos transparentes e finos de forma enrolada.

Bainha enrolada

Existe uma bainha para tecidos transparentes: a bainha enrolada. Para fazer, você apenas precisa enrolar com os dedos, a ponta do tecido, e depois furar com uma agulha e, por último, costurar rente ao rolo, e assim por diante. Isso possibilita uma bainha leve, que não pesa muito sobre o tecido.

Como fazer uma bainha para tecidos transparentes à mão

Com a mão firme, aparece o tecido, e veja se o corte está reto. Role a borda com os dedos. Certifique-se de manter sempre o tecido apertado. Em seguida, forme um rolo de tecido com cerca de meio milímetro, fechado de fora para dentro.

Deixe um pequeno ponto visível, e utilize um fio com a mesma cor do tecido, para que a costura fique invisível, e costure rente ao rolo. Puxe o fio e você verá a mágica acontecer!

Como fazer uma bainha para tecidos transparentes na máquina de costura

Primeiro você deve dobrar o tecido, com mais ou menos a largura de um dedo. Depois posicione a agulha da máquina na ponta, e costure.

Não se preocupe, se o tecido tiver algum excesso, pois isso você pode cortar. O importante é costurar bem na ponta do tecido.

Use a tesoura e corte bem devagar, com muito cuidado para não danificar a costura. Corte perto da linha, para ficar um trabalho bonito.

Após isso pegue o tecido e dobre mais uma vez, e costure novamente bem na ponta. Tente dobrar o mais fino que puder, e estique bem esse tecido na máquina, e vai costurando na ponta.

Quanto mais fino a bainha para tecidos transparentes estiver no seu tecido, mais bonito ficará seu trabalho.

Como pudemos perceber, fazer uma bainha para tecidos transparentes é um tipo de costura bem simples e prática.

Além disso, para você fazer belíssimos bainhas, nada melhor que ter os melhores produtos, em suas produções não é mesmo? Então confira nosso site da Maximus Tecidos! Você encontrará na loja, diversos tipos de tecidos e outros materiais essenciais para suas bainhas!

Também recomendamos a nossa plataforma da Maximus Escola de Moda, onde você pode encontrar diversos treinamentos, inclusive o curso Gente que Ama Costurar, com a professora Idineia Merci, que te ensinará a costurar totalmente do zero de forma fácil e rápida.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *