Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Blazer e calça pantalona: dicas para costura

Você que é costureira iniciante, fique atenta e aprenda cada vez mais com o Maximus Tecidos. Neste artigo você vai ver dicas de costura para blazer e calça pantalona. Bora, começar?

Blazer e calça pantalona: primeiramente, dicas de como modelar o blazer

Aprenda de uma forma simples e prática como tirar a modelagem de um blazer. A primeira coisa a ser feita é pegar um esquadro e traçar um fio reto (sugestão de tamanho: 40 centímetros). Trace esse tamanho em todas as medidas da parte da frente do blazer. Use um molde como base. Quando você for fazer um blazer que é só revel – quando não tem forro -, tira-se o revel mais curto. 

Para cada uma das partes que você for traçar, trace o fio reto utilizando o esquadro. Na medida 40, algumas medidas ficam da seguinte forma:

 

  • Busto: 90 centímetros;
  • Cintura: 74 centímetros;
  • Quadril: 96 centímetros;
  • Altura da frente: 42 centímetros;
  • Altura do quadril: 19 centímetros;
  • Altura do busto: 25 centímetros;
  • Separação do busto: 18 centímetros;
  • Largura do ombro: 12 centímetros;
  • Largura das costas: 37 centímetros.

Dicas de como modelar uma calça pantalona

Para uma pantalona de tamanho único (36 ao 42), utilize 1,15m comprimento x 1.50m largura de viscose sarjado. Dobre o tecido até o meio, utilizando 75 centímetros de sua largura. Dobre em cima também na medida de cinco centímetros.

Use um shorts jeans para copiar o contorno do gavião – toda a largura do tecido será utilizada. Corte até embaixo. Na frente dê uma distância de dois dedos e desça o corte contornando o gavião. 

Com a parte da frente da calça, na parte de cima do cós, desconte dois centímetros e leve o corte até do outro lado dando uma inclinação no tecido. Com o restante do tecido corte a parte das costas dobrando a parte separada dos cinco centímetros. Passe um elástico de quatro centímetros no cós. A diferença de um centímetro será usada para a margem de costura. 

Leve o tecido para a costura e faça o fechamento do gavião – na frente e nas costas. Com a costura feita, costure as laterais e o entre pernas. Tecidos com caimento e encorpados são opções que podem ser feitas. 

Com um elástico de quatro centímetros de largura, deixe uma circunferência para tamanho único de 72 centímetros. Una as pontas e feche. Com uma caneta, marque quatro lados desse elástico. Posicione meio com meio e marque as laterais. 

Por isso que foi feito na hora do corte a dobra de cinco centímetros, para que o elástico de quatro centímetros fosse costurado na cintura e nas laterais. Prenda o elástico junto à cintura. O centímetro a mais será usado para dobrar e costurar o tecido em cima prendendo-o com o zigue-zague. 

Na máquina, costure as marcações e estique o tecido junto ao elástico de uma marcação até a outra. Desse jeito o elástico vai pegar uniformemente por toda a circunferência do cós da calça. Essa parte é bem simples e rápido de se fazer. 

Caso você opte por cortar em tamanho maiores do que o 42, dê preferência por tecidos que tenham 1.60m de largura, pois assim você utilizará melhor o seu tecido. 

Com essas dicas de costura para blazer e calça pantalona, agora você pode ter trabalhos de excelência, assim como são os tecidos da Maximus Tecidos, a maior loja online do ramo do Brasil. Veja o curso de desenho.

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *