Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Bordando com strass e paetês: confira algumas dicas

Um bom jeito de dar uma cara nova, mais moderna e glamourosa a uma peça de roupa é bordando com strass e paetês. É uma técnica muito utilizada por costureiros, e que você também pode fazer em casa.

Uma tendência que está muito em alta, é a da personalização. Vem aumentando seu espaço com o passar dos anos e está presente em vários níveis da moda.

Você pode criar um produto exclusivo para você ou para presentear alguém, também pode colocar à venda no seu empreendimento, que é certeza de um bom retorno financeiro.

Aqui você terá a oportunidade de ver algumas dicas de como bordar com strass e paetês, e no site da Maximus Escola de Moda poderá encontrar uma diversidade de cursos do seu interesse.

Bordando com strass

É comum que as pessoas ainda tenham dúvidas sobre o que seja o strass, que nada mais são que aquelas pedras que são fixadas pelo calor. Deixa a roupa com um aspecto renovado, bonito e descolado.

Pode ser feita pela própria pessoa, ou já presente na peça adquirida.

Está sempre na moda, e quando é feito da forma correta pode durar por muito tempo mesmo sendo lavado diversas vezes.

Para obter um bom resultado final, e para que o produto tenha uma boa durabilidade. É aconselhável a utilização de produtos de boa qualidade. 

O bordado com strass pode ser aplicado de duas maneiras:

  • Através da prensa térmica.

Na utilização da prensa térmica, é necessário que se use um pedaço de papel dentro da peça de roupa a ter o strass aplicado. Isso serve para que o strass termocolante não fique grudado na parte interna da roupa.

Não deve usar tecidos que tenham a trama mais aberta, pois o resultado final não fica bom.

  • Utilizando o ferro de passar.

Deve ter muito cuidado com esse tipo de aplicação, os melhores ferros são aqueles antigos que não são a vapor. Entre o ferro e o strass tem que ser usado um pano de algodão.

É difícil definir um tempo para manter o ferro em cima do strass, porque a temperatura do ferro é incerta. Caso o strass tenha alguma forma, não pode usar a temperatura muito elevada para não estragar o material.

Uma dica importante é, observar as instruções do material. Pois cada tipo de strass exige uma temperatura diferente. Há também a possibilidade de fixar o strass com uma cola específica, mas sua durabilidade não é muito boa.

Bordando com paetês

Não há muita dificuldade em bordar com paetês. Você pode criar peças muito estilosas e com alguns toques de ousadia para chamar atenção em qualquer evento.

É um material muito incrível, mas é muito delicado e deve ser costurado de forma muito especial.

Na costura feita à mão, você pode utilizar a agulha que achar melhor, desde que tenha uma ponta. Já que é preciso que a agulha tenha facilidade para atravessar o tecido. Sempre utilizando fios duplos na agulha e dando 3 nós na finalização, para que todo o trabalho fique bem fixado.

Uma dica muito boa, é deixar as carreiras com números ímpares.

Para costuras utilizando a máquina, existe uma agulha especial para o trabalho. É a agulha 14/90, ela é muito boa com paetês, pedrarias e helanca.

Depois de colocar o pé calcador de miçangas na máquina, posicione o paetê em cordão com um excesso de 2 ou 3 cm, que poderá ser retirado no final. O paetê deve ficar posicionado no lado direito, logo abaixo da sapatilha. A máquina deve estar no maior ponto, 4 ou 5, e em seguida encaixar a agulha no centro do paetê.

Seguindo essas dicas e utilizando materiais de boa qualidade, seus trabalhos ficarão primorosos.

Caso queira se aperfeiçoar em bordar com strass e paetês, aqui na Maximus Escola de Moda você encontra o curso de  Arte do Bordado à Mão e muitos outros que podem te interessar. Acesse nosso site e confira! 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos relacionados