Um bom jeito de dar uma cara nova, mais moderna e glamourosa a uma peça de roupa é bordando com strass e paetês. É uma técnica muito utilizada por costureiros, e que você também pode fazer em casa.
Uma tendência que está muito em alta, é a da personalização. Vem aumentando seu espaço com o passar dos anos e está presente em vários níveis da moda.
Você pode criar um produto exclusivo para você ou para presentear alguém, também pode colocar à venda no seu empreendimento, que é certeza de um bom retorno financeiro.
Aqui você terá a oportunidade de ver algumas dicas de como bordar com strass e paetês, e no site da Maximus Escola de Moda poderá encontrar uma diversidade de cursos do seu interesse.
É comum que as pessoas ainda tenham dúvidas sobre o que seja o strass, que nada mais são que aquelas pedras que são fixadas pelo calor. Deixa a roupa com um aspecto renovado, bonito e descolado.
Pode ser feita pela própria pessoa, ou já presente na peça adquirida.
Está sempre na moda, e quando é feito da forma correta pode durar por muito tempo mesmo sendo lavado diversas vezes.
Para obter um bom resultado final, e para que o produto tenha uma boa durabilidade. É aconselhável a utilização de produtos de boa qualidade.
O bordado com strass pode ser aplicado de duas maneiras:
Na utilização da prensa térmica, é necessário que se use um pedaço de papel dentro da peça de roupa a ter o strass aplicado. Isso serve para que o strass termocolante não fique grudado na parte interna da roupa.
Não deve usar tecidos que tenham a trama mais aberta, pois o resultado final não fica bom.
Deve ter muito cuidado com esse tipo de aplicação, os melhores ferros são aqueles antigos que não são a vapor. Entre o ferro e o strass tem que ser usado um pano de algodão.
É difícil definir um tempo para manter o ferro em cima do strass, porque a temperatura do ferro é incerta. Caso o strass tenha alguma forma, não pode usar a temperatura muito elevada para não estragar o material.
Uma dica importante é, observar as instruções do material. Pois cada tipo de strass exige uma temperatura diferente. Há também a possibilidade de fixar o strass com uma cola específica, mas sua durabilidade não é muito boa.
Não há muita dificuldade em bordar com paetês. Você pode criar peças muito estilosas e com alguns toques de ousadia para chamar atenção em qualquer evento.
É um material muito incrível, mas é muito delicado e deve ser costurado de forma muito especial.
Na costura feita à mão, você pode utilizar a agulha que achar melhor, desde que tenha uma ponta. Já que é preciso que a agulha tenha facilidade para atravessar o tecido. Sempre utilizando fios duplos na agulha e dando 3 nós na finalização, para que todo o trabalho fique bem fixado.
Uma dica muito boa, é deixar as carreiras com números ímpares.
Para costuras utilizando a máquina, existe uma agulha especial para o trabalho. É a agulha 14/90, ela é muito boa com paetês, pedrarias e helanca.
Depois de colocar o pé calcador de miçangas na máquina, posicione o paetê em cordão com um excesso de 2 ou 3 cm, que poderá ser retirado no final. O paetê deve ficar posicionado no lado direito, logo abaixo da sapatilha. A máquina deve estar no maior ponto, 4 ou 5, e em seguida encaixar a agulha no centro do paetê.
Seguindo essas dicas e utilizando materiais de boa qualidade, seus trabalhos ficarão primorosos.
Caso queira se aperfeiçoar em bordar com strass e paetês, aqui na Maximus Escola de Moda você encontra o curso de Arte do Bordado à Mão e muitos outros que podem te interessar. Acesse nosso site e confira!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…