Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Bordando flores de paetê: dica de costura

Com a intenção de dar um ar novo aquela peça de roupa, que já está um pouco sem graça e sem vida. Ou até mesmo poder personalizar uma peça, para torná-la exclusiva. O bordando flores de paetê é uma ótima alternativa.

Há muitas técnicas criativas para personalização e customização de peças de roupas, mas aqui iremos te dar dicas de como estar bordando flores de paetê.

Esta é uma tendência que está muito em alta, e vem ganhando muito espaço nos últimos tempos. E é de fácil execução, podendo ser feita facilmente por iniciantes ou por profissionais.

Como é de fácil aplicação, essa técnica pode ser utilizada como forma de empreender. Não é um material com o valor muito elevado, e pode ser aplicado em muitos tipos de tecidos. Tendo seu retorno financeiro garantido.

Dicas de costura na aplicação de paetês

O bordado feito com paetês deve seguir algumas regras e dicas, para que o resultado seja um serviço bem feito e que dê uma boa valorização à peça.

A primeira dica é em relação às agulhas. Se a aplicação for feita à mão, pode ser utilizada qualquer agulha. Desde que esta seja capaz de perfurar o material. Se for utilizar uma máquina de costura, a agulha ideal é a 14/90. Trabalham muito bem também com pedrarias e paetês.

A qualidade do material também é sempre muito importante, quanto melhor o material for, melhor será o resultado do bordado.

Passo a passo do bordado de flores com paetês

Primeiro passo: O desenho da flor, deve ser aplicado na região da peça da roupa que deseja. Pode ser riscado com qualquer material de preferência. A cor do paetê escolhido pode ser de uma cor que realce o desenho ou da mesma cor do tecido.

Segundo passo: Importante usar uma linha dobrada, para ter uma melhor fixação. Pode ser transparente, na cor do tecido (cores diferentes traz mais contraste) ou na cor do paetê.

Terceiro passo: O primeiro paetê deve ser bem fixado, caso não ocorra compromete todo o resto do serviço. Com isso, o trabalho pode seguir. A fixação dos paetês deve acompanhar todo o desenho da flor. É indicado dar um nó em cada paetê, para um melhor resultado.

Observação: Caso queira um trabalho mais rápido, basta passar a agulha por vários paetês formando carreiras, e depois fixá-las. Mas dessa forma não terá a mesma segurança da fixação um-a-um, todo o trabalho poderá ser desfeito na primeira lavagem.

Quarto passo: Quando estiver finalizando o bordado de flores de paetê, deve cortar as aparas no lado avesso para evitar incômodos quando a peça for utilizada.

Outra dica muito boa, é utilizar uma conta no centro de cada paetê. Isso cria um efeito muito bonito, agregando ainda mais valor à peça e ao trabalho. Além de esconder toda a linha utilizada no bordado.

Existe também a possibilidade da fixação dos paetês através de uma cola específica para isso. Mas não é um método muito recomendado. Pois a cola perde suas propriedades muito facilmente, estragando o produto.

Na Maximus Escola de Moda você encontra dicas de como estar bordando flores de paetê, e também muitos outros desenhos e maneiras de fazê-lo. O curso  Arte do Bordado à Mão é uma ótima opção para isso, e também para quem deseja aprender mais e se aperfeiçoar na área. Além de vários outros cursos que podem ser do seu interesse, visite-nos!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos relacionados