Com a intenção de dar um ar novo aquela peça de roupa, que já está um pouco sem graça e sem vida. Ou até mesmo poder personalizar uma peça, para torná-la exclusiva. O bordando flores de paetê é uma ótima alternativa.
Há muitas técnicas criativas para personalização e customização de peças de roupas, mas aqui iremos te dar dicas de como estar bordando flores de paetê.
Esta é uma tendência que está muito em alta, e vem ganhando muito espaço nos últimos tempos. E é de fácil execução, podendo ser feita facilmente por iniciantes ou por profissionais.
Como é de fácil aplicação, essa técnica pode ser utilizada como forma de empreender. Não é um material com o valor muito elevado, e pode ser aplicado em muitos tipos de tecidos. Tendo seu retorno financeiro garantido.
O bordado feito com paetês deve seguir algumas regras e dicas, para que o resultado seja um serviço bem feito e que dê uma boa valorização à peça.
A primeira dica é em relação às agulhas. Se a aplicação for feita à mão, pode ser utilizada qualquer agulha. Desde que esta seja capaz de perfurar o material. Se for utilizar uma máquina de costura, a agulha ideal é a 14/90. Trabalham muito bem também com pedrarias e paetês.
A qualidade do material também é sempre muito importante, quanto melhor o material for, melhor será o resultado do bordado.
Primeiro passo: O desenho da flor, deve ser aplicado na região da peça da roupa que deseja. Pode ser riscado com qualquer material de preferência. A cor do paetê escolhido pode ser de uma cor que realce o desenho ou da mesma cor do tecido.
Segundo passo: Importante usar uma linha dobrada, para ter uma melhor fixação. Pode ser transparente, na cor do tecido (cores diferentes traz mais contraste) ou na cor do paetê.
Terceiro passo: O primeiro paetê deve ser bem fixado, caso não ocorra compromete todo o resto do serviço. Com isso, o trabalho pode seguir. A fixação dos paetês deve acompanhar todo o desenho da flor. É indicado dar um nó em cada paetê, para um melhor resultado.
Observação: Caso queira um trabalho mais rápido, basta passar a agulha por vários paetês formando carreiras, e depois fixá-las. Mas dessa forma não terá a mesma segurança da fixação um-a-um, todo o trabalho poderá ser desfeito na primeira lavagem.
Quarto passo: Quando estiver finalizando o bordado de flores de paetê, deve cortar as aparas no lado avesso para evitar incômodos quando a peça for utilizada.
Outra dica muito boa, é utilizar uma conta no centro de cada paetê. Isso cria um efeito muito bonito, agregando ainda mais valor à peça e ao trabalho. Além de esconder toda a linha utilizada no bordado.
Existe também a possibilidade da fixação dos paetês através de uma cola específica para isso. Mas não é um método muito recomendado. Pois a cola perde suas propriedades muito facilmente, estragando o produto.
Na Maximus Escola de Moda você encontra dicas de como estar bordando flores de paetê, e também muitos outros desenhos e maneiras de fazê-lo. O curso Arte do Bordado à Mão é uma ótima opção para isso, e também para quem deseja aprender mais e se aperfeiçoar na área. Além de vários outros cursos que podem ser do seu interesse, visite-nos!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…