Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Camisa e calça pantacourt: como modelar?

Nos dias de hoje, a camisa e calça pantacourt estão super em alta e são modelos que vieram para ficar no meio da moda. Saiba neste artigo, portanto, como modelar esses tipos de material.

Como modelar camisa e calça pantacourt

Para começar a modelar camisa e calça pantacourt, é preciso ter em mãos uma modelagem de uma calça base. Assim, será possível transferi-lo para outro papel. Como esse modelo de calça não vai até o pé, é um tipo que vai somente até o joelho, na hora de transferir a base, faça o mesmo. 

Na hora da interpretação, é necessário ver se você quer a peça acima, abaixo ou na cintura. Se você optar que a medida fique abaixo da cintura, meça a partir deste ponto quatro centímetros para baixo.

Depois, veja se a pessoa irá optar pelo um cós na calça ou não. Se sim, um exemplo de largura pode ser de três centímetros, mas sempre fica a critério do cliente. Marque a largura do cós a partir da largura em que você rebaixou a medida. A seguir, a parte em que você marcou primeiramente (as de quatro centímetros no exemplo citado) você a descarta. 

Não se esqueça de colocar todas as linhas principais na hora em que você for transferir a base para o papel:

  • Fio do tecido;
  • Altura do gancho;
  • Altura do quadril.

Posterior a isso, o cliente deverá optar se a peça ficará mais colada ou mais larga ao corpo. Caso opte pela segunda opção, na altura do gancho acrescente um centímetro para fora e desça um centímetro a partir desta medida.

A partir deste ponto, refaça o gancho. Na lateral da peça, nas linhas de quadril e cintura, saia meio centímetro. A seguir, faça uma linha levemente curvada pegando abaixo do cós e passando pelos pontos demarcados.

Prolongue o fio do tecido para abaixo da linha do joelho para facilitar na hora em que forem feitas as marcações. Existem calças pantacourt com diversos comprimentos. Um exemplo de medida teste pode ser na faixa dos 14 centímetros abaixo do joelho. Essa questão é de gosto e opcional.

Faça uma linha na medida dos 14 centímetros. A mesma largura da boca da calça na altura do joelho você coloca embaixo. Transferindo o valor para baixo, coloque nas laterais o tamanho que você queira que fique o tamanho da boca da sua peça – como sugestão, opte por dois centímetros.

A partir da medida do seu novo ganho marque um centímetro até a metade da calça. Agora, ligue o ponto em que você saiu da boca da calça até o risco marcado na metade da calça. Faça a mesma coisa do outro lado.

Como fazer o bolso

Coloque a sua mão na lateral da calça e faça as demarcações com margem de alguns centímetros a mais para o bolso não ficar muito justo. Na parte de cima marque o afastamento, que pode ser mais estreito ou mais largo (sugestão de oito centímetros).

Desenhe o formato da abertura do bolso e defina o seu comprimento – aproveite a linha do gancho e o fio do tecido. Também como sugestão, suba quatro centímetros acima da linha da cintura. 

Para os acabamentos do bolso e do zíper da sua camisa e calça pantacourt, coloque um centímetro de margem de costura em toda a sua volta.

Conhece o site da Maximus Tecidos? Os materiais para a sua costura estão na maior loja online do Brasil! Confira as novidades.  Vwja nosso curso de desenho.

 

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *