Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Comece a costurar sem medo!

Se você deseja iniciar seu negócio no segmento da costura, mas está ensaiando há tempos, esse texto é para você! Comece a costurar sem medo!

Separamos algumas dicas e ideias incríveis para você começar a costurar hoje mesmo! Não perca!

Comece a costurar sem medo!

Comece a costurar sem medo!

Muitas pessoas têm o desejo de começar um curso de costura ou até mesmo já conhecem bastante do universo da costura, mas têm medo de abrir seu próprio negócio nesse segmento.

Um dos motivos é que o setor da moda pode ser bastante exigente e intolerante com erros que são comuns quando se inicia em uma profissão. No entanto, é possível começar a costurar ganhando a confiança de seus clientes. Veja os primeiros passos:

Conheça bem sua máquina de costura

Você precisa conhecer melhor do que ninguém a sua companheira de trabalho! A máquina de costura não é nenhum bicho de sete cabeças! Muitas funções e formas de trabalhar são completamente intuitivas, mas é necessário conhece-las muito bem!

Leia atentamente o manual de instruções de sua máquina, mesmo que você já possua essa máquina há algum tempo. Caso tenha perdido o manual, é possível encontra-lo na internet, no site da marca!

Após a leitura, certamente você já estará mais confiante para usar sua máquina!

Assista tutoriais na internet sobre como usar máquinas de costura do modelo da sua!

Os canais da internet possuem dezenas de vídeos excelentes que ensinam na prática como utilizar a máquina de costura sem medo!

E finalmente, treine bastante em retalhos de tecido! Não hesite! Toda costureira começa treinando! Nenhuma pessoa que nunca costurou sai de cara montando peças complexas de roupa!

Comece com peças simples

Para que você comece a costurar sem medo, precisa ganhar confiança! Encontre uma ideia de peça bem fácil para ser costurada. Há também uma infinidade de canais e tutoriais de ideias para costureiras iniciantes na Rede!

Você pode costurar pequenas peças de artesanato, por exemplo, toalhas e outras peças com costuras mais retas! Assim que elas forem ficando perfeitas, com costura alinhada e acabamento bom, você poderá partir para outros cortes!

Esse momento é muito importante para você treinar os diversos tipos de tecido e as agulhas ideais para cada um deles, o tamanho do tecido e as reservas para acabamento, os moldes e cortes adequados. Ou seja, é o início de sua prática de costura, portanto, capriche!

Faça um curso para iniciantes

Há cursos muito bons que são, inclusive, profissionalizantes, no mercado da costura. Esses cursos podem ser importantes para quem deseja receber certificado, mas também podem ser o pontapé inicial para que você comece a costurar sem medo!

Escolha cuidadosamente o curso, confirme se ele é realmente para iniciantes, se na grade está contido tudo o que você precisa saber e aprender para costurar e tire todas as suas dúvidas!

Há também uma diversidade de cursos online que podem ser uma boa ideia caso você já possua máquina de costura!

Converse com algumas costureiras

Para que você comece a costurar sem medo, converse com quem já está no ramo! Se você pretende ser uma costureira especializada em reparos, nada melhor do que conversar com quem já realiza esse trabalho!

O mesmo serve se você deseja montar um ateliê de roupas ou trabalhar para empresas maiores do ramo da costura! Converse muito com quem já está no ramo, saiba das potencialidades do mercado e dos principais problemas que costumam surgir!

Adquira material de qualidade

Indispensável para quem está começando no mundo da costura é adquirir material de qualidade! Uma excelente ideia é procurar Maximus Tecidos!

A Maximus Tecidos é uma loja de tecidos especializada que vende online e em seu site você pode encontrar uma diversidade enorme de tecidos para começar seu negócio hoje mesmo!

Uma boa dica são os tecidos de algodão, como a tricoline, que além de serem muito versáteis, permitem a costura de peças mais fáceis, o que pode ser ideal para quem está começando!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *