fbpx

Como aprender a costurar para cada tipo de corpo


3
3 points

O Brasil apresenta uma diversidade enorme de biótipos, por isso aprender a costurar é sempre um desafio. Além dos tipos de tecidos, moldes, modelos de roupas, é preciso saber como aprender a costurar para cada tipo de corpo!

Um dos segredos é não se prender a estereótipos padrões do mundo da moda! Se você trabalha com costura, precisa saber que o tipo físico das modelos é apenas amostragem, mas em geral não será encontrado com facilidade no dia a dia. As pessoas no Brasil variam muito de altura, peso, cumprimento das pernas, quadril, seios, entre outras características físicas que precisam ser levadas em conta quando se pretende costurar com sucesso!

Como aprender a costurar para cada tipo de corpo

Mas como aprender a costurar para cada tipo de corpo?

Para compreender que há tipos muito variados de corpos para os quais as costureiras de renome trabalham, primeiramente é necessário saber que isso se deve à miscigenação brasileira.

Nós somos formados por uma mistura de diversas etnias, entre europeus, indígenas e diversos povos africanos. Mais recentemente o Brasil ainda recebeu a maior colônia japonesa fora do Japão que existe no mundo!

Com essa formação, fica claro que costurar no Brasil não é igual a costurar na Europa, por exemplo. Isso sem contar que nosso país é muito grande em extensão, o que também intensifica o processo de diversidade.

Dependendo de onde você for costurar, terá alguns tipos físicos em específicos com mais frequência, como por exemplo, nos estados do Sul do país as pessoas têm média de altura maior do que no restante do país!

Para aprender a costurar para cada tipo de corpo, aqui vão algumas dicas!

  • A roupa é que deve ser adaptar ao corpo e não o contrário!

A pessoa para a qual você vai costurar não pode ter a impressão de que seu corpo é que tem que se adequar às roupas! Ao contrário, costurar é fazer roupas para corpos diferentes!

Uma das coisas que faz com que determinados costureiros sejam reconhecidos é a capacidade de compreender que modelos de roupas e tecidos caem melhor em cada tipo físico.

As estampas também são um elemento para compor looks diferenciados de acordo com os corpos. Para isso, não é o costureiro que tem que dizer que com tal roupa a pessoa fica mais esguia ou parece mais alta, essa demanda deve ser atendida se vier do seu cliente.

Ouça sempre o que o cliente quer, antes de tomar a decisão, afinal todos os corpos são bonitos e merecem roupas de estilo e qualidade!

  • Tenha uma reserva de tempo

Se você é iniciante e quer saber como aprender a costurar para cada tipo de corpo, lembre-se que o projeto da roupa que você irá costurar precisa ser muito bem feito, assim como os moldes!

Portanto, nada de pegar trabalhos muito sofisticados com pouco tempo porque isso pode resultar em algo não tão bom quanto você poderia fazer em tempo adequado.

Reserve o tempo ideal para o desenho, produção dos moldes, costuras preliminares e alinhavos, prova da roupa, costura final e última prova.

  • Comece com roupas simples

Uma roupa simples muito bem costurada pode valer seu crédito como costureiro!

Assim, não hesite em começar por modelos menos complexos e que podem ser costurados com mais facilidade, como saias, blusas ou calças mais retas.

Em pouco tempo você vai se acostumar com moldes mais complexos e produzir peças muito mais sofisticadas!

Conheça os cursos de corte e costura, modelagem e moulage da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

3
3 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
3
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
1
O Melhor
Maximus Tecidos

A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.