Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como Arrematar Decote Com Viés

Ideal para quem quer fazer um bom acabamento, porém não quer usar revel nem forro, o viés pode ser a finalização de decotes e cavas! Você consegue pespontá-lo ou, para peças mais finas, acabá-lo à mão com pontos invisíveis.

Então veja abaixo como arrematar decote com viés de forma simples e prática.

Como arrematar decote com viés

  1. 1. Como arrematar decote com viés? Primeiramente vamos pegar um viés pronto, e começar pela parte de trás da peça. Caso o seu pescoço não passe, deixe uma fenda no meio, sendo que seu acabamento é da mesma maneira.
  2. Deixe um pouco de viés além do meio e o vinco de cima, pois assim sua dobra vai alinhar com essa costura marcada.
  3. Coloque o viés em toda margem de costura, e alinhe-o com o vinco de cima. Caso você esteja fazendo um viés, marque as pontas no ferro do próprio tecido.
  4. Alinhe sem esticá-lo e assente o viés, para não deformar a curva da peça, e coloque na altura do ponto. Depois alfinete tudo.
  5. Nas costas, deixe o viés um pouco maior do que a costura do centro. Une as duas pontas do viés, e costure uma contra a outra, sobrepondo-as.
  6. Agora corte com 1 cm da margem, abra os dois lados, e continue o fechamento da marcação. Veja se está tudo alinhado, e alinhe ao redor de todo o decote.
  7. Tome cuidado para o seu alinhavo e sua marcação ficar um pouco abaixo do ponto, pois assim quando você vier-lo, ele não aparecerá.
  8. Depois de alinhavar, costure na máquina. Agora faça pequenos cortes até chegar perto da costura do viés.
  9. Dê piques ao redor do decote arredondado, pegando tanto o viés quanto à margem de costura da peça. Tome cuidado para o corte não pegar a costura.

OBS: Tudo o que possui curva, precisa de pique, para que o tecido possa se ajustar e dar espaço a curvatura.

  1. Agora vire o viés já arrematado do outro lado com o vinco, e vire ele do avesso até que ele fique embutido dentro da peça, e alfinete bem rente ao final da borda.
  2. Então após virar todo o viés para dentro e nas costas também, você vai alinhavar pelo lado de dentro, bem onde está alfinetado no final, pois deve-se pespontá-lo pelo lado direito, e agora acompanhe o seu alinhavo.
  3. Pesponto na máquina começando pela costura do meio, mas caso não tenha, comece pelos ombros e faça a emenda do viés também pelo ombro, seguindo o alinhavo ao redor dele.
  4. Não precisa de retrocesso ao fazer o mesmo procedimento do viés. Assim sua peça ficará bem acabada, e com o viés para dentro. Viu como é fácil saber como arrematar decote com viés?

Esperamos que tenha gostado de como arrematar decote com viés. Pode-se fazer o mesmo acabamento em cavas, ou em qualquer peça curva. Lembre-se sempre de dar piques para não esticar o viés e de assentá-lo, para conseguir ótimas finalizações.

Depois de saber tudo sobre como arrematar decote com viés, conheça o nosso portal da Maximus Tecidos! Em nossa loja você adquire diversos produtos, para fazer suas confecções.

Também na Maximus Escola de Moda oferecemos diversos cursos e treinamentos para você iniciante ou profissional do ramo da costura, se especializar ainda mais.

Como o Gente que Ama Costurar, você aprenderá a costurar diversas peças e ganhar uma renda extra ou quem sabe até viver do seu próprio trabalho! Veja mais em nosso site!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *