Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como colocar colchete e alcinha de linha em uma roupa

As peças de metal, como colchetes, podem ser usadas em diferentes situações. Existem muitas dúvidas sobre como colocar colchete e alcinha de linha nas peças, mas roupas, principalmente se você está começando nesse meio.

Os colchetes são muito utilizados para trazer mais firmeza para as peças como vestidos, calças e lingeries, por exemplo.

Já a alcinha de linha também é utilizada como um acabamento para as peças, e quando são mal costuradas, podem trazer prejuízos, tendo que colocar alguns cuidados em prática.

Hoje trouxemos algumas dicas de como colocar colchete e alcinha de linha, mas roupas. Confira a seguir:

Como colocar colchete e alcinha de linha nas peças de roupa

Para fazer um bom acabamento na hora de fechar, você pode contar com o colchete unindo a um zíper invisível na lateral ou parte de trás das peças.

Em peças com forro, por exemplo, existem alguns cuidados que devem ser tomados ao colocar colchete e alcinha de linha.

Antes de escolher o tipo de colchete ideal, é preciso ter algumas precauções, como escolher sempre pelo menor modelo possível.

Além disso, o tipo de tecido para fazer a peça também deve ser levado em consideração ao pesquisar sobre como colocar colchete e alcinha de linha.

As roupas que precisam de uma mobilidade maior, como as calças, por exemplo, precisam de um colchete e alcinha de linha mais fortes.

Já as peças mais delicadas, como os vestidos, precisam de colchete e alcinha de linha menores, para passarem despercebidos com os acabamentos e traços das roupas.

Onde os colchetes e alcinhas de linha ficam nas peças?

Agora que você sabe como colocar colchete e alcinha de linha nas roupas, vamos entender onde esses itens ficam.

Nas calças, por exemplo, os colchetes ficam na parte do tipo do zíper, fazendo com que as camadas de tecido que foram costuradas não fiquem abertas.

Já nas peças íntimas, que são mais delicadas, o colchete e alcinha de linha nunca são costurados nas partes externas das peças, pois podem comprometer a beleza final.

Antes de iniciar a costura e como colocar colchete e alcinha de linha nas peças de roupa, procure analisar se esses itens possuem algumas imperfeições ou defeitos,

Esse ponto é importante que os resultados finais podem ser comprometidos, fazendo com que a costura se rompa, além de também causar incômodo para as pessoas que vão usar essas roupas.

Colchete e alcinha de linha no zíper

Saber como colocar colchete e alcinha de linha nas peças é importante, principalmente para facilitar o fechamento do zíper e garantir um bom acabamento nas peças.

Uma dica importante é fechar primeiro o colchete na peça para conseguir fazer com que o zíper suba, evitando que ele se quebre, por exemplo.

Outra dica é evitar colocar o forro da peça próximo ao trilho onde fica o zíper quando for finalizar, fazendo com que o tecido não se estrague.

É importante se atentar para que o zíper não agarre quando você for fechar. Por isso, tenha cuidado ao fechar esses pontos mais próximos, e caso veja necessidade, deixe a costura afastada alguns milímetros para evitar isso.

Você também pode acrescentar um colchete e alcinha de linha em outros pontos para auxiliar a roupa.

Mais uma dica é alinhavar o zíper antes mesmo de fazer a costura, observando se os recortes feitos estão certos nos locais, tanto no início quanto no final da peça para facilitar a colocação e evitar danos ou que desmanche o zíper.

Agora que você sabe como colocar colchete e alcinha de linha nas peças, acesse o site da Maximus Tecidos e confira os itens disponíveis para te ajudar nas costuras das peças de roupas.

Acesse nosso curso Gente que Ama Costurar. Para compra online Maximus Tecidos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *