Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como começar a costurar?

Se você está pensando em começar a costurar, saiba que não é necessário ter experiência anterior. O primeiro passo é conhecer os materiais de costura e se familiarizar com eles.

E então: praticar, sim, conhece o ditado que diz: “a prática leva a perfeição”? É verdade, no mundo da costura quanto mais prática e treino, mais você aprenderá a executar com perfeição a técnica.

Com o papel de garantir transparência, legitimidade e qualidade dos produtos e do ensino, a Maximus Tecidos vem mostrar a como você deve começar a costurar.

Quais os exercícios mais indicados para quem irá começar a costurar?

Seja qual for o motivo que você tenha para iniciar o aprendizado na costura, trabalhar com uma máquina de costura é um processo complexo e que exige treino e prática.

Não é uma tarefa fácil, mas se você seguir alguns passos simples e praticar com frequência, você vai poder desenvolver com facilidade para ser um costureiro competente.

Antes de começar a costurar, você precisa ter os seguintes materiais:

  • Tecido de sua escolha (comece por tecidos maleáveis);
  • linha de seda ou linha de nail (um tipo de fibra sintética),
  • agulha de ponta fina para tecidos finos (em geral é usada em roupas delicadas),
  • agulha grossa para tecidos grossos (em geral usada em roupas mais pesadas)

Dicas antes de iniciar os exercícios:

  1. Conheça seu equipamento, aprenda a tirar a agulha da máquina, tire e recoloque quantas vezes achar necessárias até que esteja seguro em aprender;
  2. Aprenda passos básicos como:
  3. Alinhavar
  4. Alfinetar
  5. Fazer moldes

Vamos aos exercícios:

  1. Pegue um papel, desenhe linhas nele, e na máquina posicione abaixo do pezinho (sem a agulha), este exercício serve para você treinar o controle sobre a velocidade da máquina;
  2. Após você ter confiança, pode agora utilizar a agulha já com a linha, e tentar costurar no papel da maneira mais reta possível, e vá treinando os pontos;
  3. Depois de bastante treino, você pode repetir esta mesma etapa em um tecido de sua escolha, desde que você se sinta seguro o suficiente para testar suas práticas.

É importante que você não tenha pressa durante o processo de começar a costurar, pratique até se sentir seguro o suficiente para testar em tecidos.

A prática é a chave da perfeição. Seu trabalho pode não ser perfeito no início, mas com tempo e paciência, você vai criando pequenas peças e artes!

Quando devo começar?

Aprender a costurar é uma habilidade que pode ser muito útil. Você pode usar seu talento para fazer pequenos reparos em suas roupas ou, se você é muito talentoso, ter uma loja de costura e atender clientes sob demanda.

Isso independe de qualquer momento da sua vida, você pode iniciar por hobbie, por paixão, profissão, curiosidade, são vários os motivos que podem levar uma pessoa a querer aprender práticas de costura e começar a costurar.

Lembre-se sempre de manter calma e paciência durante o processo, como já dissemos aqui, a prática é o que vai te fazer costurar como um profissional, faça tudo no seu devido tempo e aproveite seus resultados.

Bom, agora que você já aprendeu um pouco sobre como começar a costurar, que tal aprender ainda mais no Curso Gente que Ama Costurar?

Contamos com profissionais devidamente qualificados para exercício da atividade, por meio de aulas virtuais, profissionais interessados em se especializar na área poderão procurar nossa equipe para a compra do curso desejado.

Os cursos oferecidos pela Maximus não só possibilitam que você aprenda sobre  começar a costurar, mas sobre todo o universo de aviamento e tecidos, que pode garantir a qualidade do seu trabalho.

Se você já costura ou quer iniciar, quer aprender novas técnicas, quer comprar tecidos de qualidade, a melhor qualidade de produtos e cursos de costura está na Maximus Tecidos, não perca sua chance.

Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *