Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como cortar tecidos finos: aprenda como com as dicas a seguir

Aprender a cortar tecidos finos é uma habilidade essencial que o ajudará a obter ótimos resultados com aparência profissional em seus projetos de costura.

E uma vez que você saiba como, será uma habilidade que usará repetidamente, seja fazendo um travesseiro simples ou uma roupa complicada, cheia de cristais e lantejoulas.

Costuras de comprimentos diferentes em duas peças que devem combinar, bainha deformada e desigual após o acabamento da peça, costuras torcidas e muito mais acontece quando não utiliza dos métodos certos para manusear e, acima de tudo, cortar seus tecidos.

A habilidade de saber cortar tecido em linha reta parece uma tarefa simples. Mas, na realidade, há mais do que é óbvio à primeira vista.

Quais os materiais para cortar tecidos finos?

É claro que nem todo iniciante precisa estar equipado da mesma forma que um alfaiate, mas existem alguns ajudantes nos quais você deve investir.

tesoura de pano

Esta tesoura só deve ser usada para cortar tecidos finos. O papel deixa a tesoura sem brilho e isso pode deixar as bordas cortadas sem graça.

régua / medida manual

Uma régua boa e larga ou pelo menos uma boa medida manual ajudará a traçar linhas retas ou servirá como ponto de partida para um cortador rotativo. Uma régua larga também ajuda a marcar os ângulos retos corretamente.

alfinetes

Os alfinetes são simplesmente parte do equipamento básico quando se trata de costura. Também facilita a fixação de moldes no tecido. Desta forma, nada escorrega enquanto você está cortando.

caneta / giz de tecido

Mesmo que você tenha colocado um molde, ajuda imensamente a traçar as linhas. Apenas para manter as costuras uniformes para que não surjam pontos onduladas depois

Faça a pré-lavagem antes de cortar tecidos finos

Viscose, lyocell, seda, esses tecidos também são pré-lavados, caso contrário, pode acontecer rapidamente que se esforce muito em uma confecção de roupa e ela não serve mais porque o tecido encolheu ou a cor ficou diferente.

Queremos que este problema seja resolvido antes de costurar. Dito isto, coloque o tecido na máquina de lavar e preste atenção às recomendações de lavagem do fabricante.

Com a seda, faz sentido testar uma pequena peça na máquina de lavar antes para ver como ela muda. É melhor testar antes com um tecido de teste de 10 x 10 cm que seja lavado com outras peças de roupa.

Dicas para cortar tecidos finos

Especialmente em apartamentos com pisos lisos ou mesas de corte com superfície escorregadia, cortar tecidos finos será uma batalha.

Os seguintes truques são úteis:

  • Se apenas a frente for muito lisa, corte excepcionalmente os lados esquerdos do tecido juntos
  • Se ambos os lados estiverem muito escorregadios, estenda o tecido completamente e corte as peças individuais do molde em direções opostas.
  • Também será útil colocar um pano de linho fino sob o tecido. Isso evita escorregar no chão.
  • Gostamos de usá-los em todos os outros tecidos, mas é aqui que eles são úteis: pesos. Quer sejam ímanes, pequenas almofadas ou pesos em forma de improvisada

Como a Maximus consegue me ajudar com tecidos finos?

Não só em como cortar tecidos finos, a Maximus mostra a maneira certa de crescer no mundo da alfaiataria com os ensinamentos de Idineia Merci, no seu novo curso, Gente que Ama Costurar.

O que está esperando para alavancar sua carreira?

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *