Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como cortar um Tecido: Moldes simétricos e Assimétricos

Ao se iniciar a confeccionar peças cortar os tecidos corretamente se torna algo complicado, ainda mais se o tamanho da peça for grande dificultando assim a simetria entre as partes, pensando nisso nós da Maximus Escola de Moda junto a modelista Marlene Mukai te ensinaremos a como cortar o tecido!

Existem técnicas e passos a serem seguidos para se obter uma peça com corte ideal, nós que trabalhamos com moda sabemos o peso de uma peça com o molde inadequado, existem diversos fatores além das técnicas que também influenciam no corte da peça como o material e o modelo de tecido a serem utilizados.

No nosso curso de modelista profissional ensinamos diversos modelos de moldes, desde os mais simples como blusas, vestidos, regatas, aos mais trabalhados como jaleco sem mangas, robe e kimono! O que não faltam são opções e tópicos para você se tornar um profissional completo cheio de conhecimento.

Como se cortar um Tecido de Molde Simétrico :

Iremos mostrar como cortar o tecido simétrico de maneira simples e objetiva! Lembrando que o corte simétrico são aqueles que possuem espelhamento em ambos os lados da peça, trazendo a simetria como ponto principal da modelagem.

Para se ter um melhor acabamento o corte deve ser feito respeitando o posicionamento reto do fio do tecido, tecidos que você encontra numa das lojas mais prestigiadas do Brasil, a Maximus Tecidos! Organize os moldes das suas peças em cima do tecido para se ver se a quantidade de tecido será perfeita.

Como cortar o tecido simétrico corretamente? Dobre o tecido ao meio, encaixe o molde ao tecido, lembre-se de fazer só a metade do molde para assim se obter o espelhamento, marque-o com giz ou lápis, utilize o alfinete para segurar o molde no tecido e em seguida corte com atenção e cuidado para não errar no corte.

Ao abrir sua peça verá que os dois lados estarão perfeitamente iguais graças a você ter feito um corte em ambos os lados de uma vez só! Uma dica importante para se obter mais precisão no seu espelhamento, passe o tecido com o ferro de passar para que ele não fique com nenhuma ondulação que dificulte o acerto do corte.

Como se cortar um Tecido Assimétrico?

Assim como mostramos acima, iremos ensinar de forma clara e objetiva como cortar o tecido assimétrico! Para quem não sabe oq é um corte assimétrico é aquele que possui os dois lados da peça com características diferentes, seja uma manga, um decote, uma abertura.

Esse tipo de molde não pode ser cortado pela metade, o que faz com que a costureira tenham mais trabalho ao se confeccionar uma peça desse nível, pois da mesma forma que não possui simetria essas peças tem que ser harmônicas de alguma maneira trazendo mais dificuldade no designer e na confecção da peça.

Nesse caso de corte o molde tem que estar inteiro no tecido, normalmente peças com assimetria são cortadas em retângulo, após o corte junte ourela com ourela e corte de acordo com desenho escolhido, claro que se cortar em uma forma específica não é uma regra se seguir esse tipo de confecção, solte sua criatividade!

Nossa professora Marlene Mukai passa seus conhecimentos sobre como cortar o tecido tanto simétrico quanto assimétrico e muito mais em nosso curso modelista profissional! Aprenda a modelagem do nível básico ao avançado de forma prática e descomplicada! Vejo você nas nossas aulas! Grata pela leitura, até mais!

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *