Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Como-costurar-braguilha---03

Como costurar braguilha? Dicas para uma costura profissional de roupas

Se você deseja aprender a consertar uma peça de roupa ou a confeccionar uma exclusiva ou costurar braguilha, apenas usando a sua imaginação, aprender a costurar pode ajudar e com a Maximus é mais fácil.

Você pode fazer isso usando apenas tecido, linha, agulha, tesoura e as suas próprias mãos, ou pode se aventurar com uma máquina de costura caseira. Para facilitar essa tarefa, ensinamos a como costurar braguilha.

Tutorial costurar braguilha na sua calça

  1. O corte deve ser na linha de frente central, é muito importante que corte corretamente.
  2. A margem de costura é de 1,5 cm.
  3. A marcação no centro da frente em ambos os lados da calça é muito importante. Alternativamente, a frente central pode ser desenhada no lado direito do tecido com giz. Faça um pequeno traço no comprimento da fenda. Em ambas as partes da calça, é claro.
  4. Uma base de fenda também é necessária. Incluindo a margem de costura, corte-a com 9 cm de largura e cerca de 1,5 cm mais comprida do que a face cortada. (É melhor cortar um pouco mais, você pode cortá-lo mais tarde.)
  5. Passe o lado direito das calças diretamente ao longo da linha. O lado avesso é passado 1,5 cm antes da linha.
  6. Somente o lado esquerdo pode ser cortado em 1,5 cm.
  7. Agora todas as peças podem ser cortadas. Ao trabalhar com a máquina overlock ou caseira, preste atenção aos cantos internos!
  8. O zíper é dobrado sob a seção esquerda da calça para que o cordão do zíper fique bem próximo ao vinco passado.

A extremidade do zíper está diretamente acima da marcação do comprimento da fenda. O zíper pode se projetar na parte superior.

  1. Agora costure o zíper com o calcador próximo à borda. Cuidado para não esticar o tecido. Encaixe o calcador para zíper de forma que a agulha fique no lado direito do calcador.
  2. Coloque as duas linhas desenhadas (frente central) das partes da calça uma sobre a outra, desdobre a calça direita e prenda-a na costura da calça esquerda.

Insira um ponto cruzado onde você marca o comprimento da fenda. Alfinete a braguilha virada para o lado do outro lado para que não seja costurada ao costurar.

  1. Costure a costura interna com 1,5 cm de largura exatamente até a agulha cruzada. A costura deve terminar na linha de passar.
  2. Vire do avesso e prenda o zíper no lado direito da braguilha. Costure perto da linha com o calcador de zíper. Desta vez, encaixe o calcador de zíper de modo que a agulha fique à esquerda do calcador.
  3. Costure uma segunda vez na extremidade externa da fita do zíper. O calcador normal pode ser usado novamente para esta finalidade.
  4. A fenda é fixada e o acolchoado é marcado com 3 cm de largura. A extremidade inferior pode ser marcada redonda ou diagonalmente. Ao marcar, certifique-se de passar pela extremidade do zíper, caso contrário, há risco de quebra da agulha ao costurar.
  5. Costure o pesponto diretamente na linha, de baixo para cima.
  6. Dobre as tiras divididas com os lados direitos e alfinete em um lado curto.
  7. Costure o lado curto preso com um pé de largura (aprox. 8 mm).
  8. Vire e passe a tira de fenda
  9. Coloque a tira contra moscas de forma que o zíper fique coberto e finalize com a fenda do lado esquerdo. Em seguida, alfinete. O zíper ainda deve poder ser aberto depois de inserido, ou seja, as agulhas não devem ser completamente perfuradas.
  10. Costure o lado esquerdo do zíper novamente, com 30 centímetros de largura, de cima para baixo até onde vai.
  11. Agora a ponta da braguilha precisa ser presa (direita) e a tira da braguilha costurada no acolchoado (esquerda).

As posições são marcadas aqui com agulhas, cada uma com aproximadamente 8 mm de comprimento. Costure com um ziguezague pequeno e apertado (como uma casa de botão), mas não dobre a tira de costas para o lado, mas costure-a no lugar.

  1. Agora costure na parte superior do zíper. Claro que dos dois lados para que as pontas salientes possam ser cortadas e o zíper não possa mais ser puxado acidentalmente. Também é importante que ambos os lados da calça tenham o mesmo comprimento no final

Gostou do respectivo artigo?

Para essa e mais dicas de como costurar braguilha em suas calças, conheça o curso Gente que Ama Costurar com Idineia Merci. Acesse a Maximus.

Nele, aprenderá com uma das melhores costureiras do país, o que está esperando? É totalmente online!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *