Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como costurar com lastex

Se você já assistiu algum filme de super heróis, saiba que possivelmente alguma roupa foi feita com o látex. Mas ele costuma ser muito presente em roupas voltadas para o público feminino. Veja como costurar com lástex:

Não temos uma data exata, mas o látex está presente no mundo do vestuário a pouco mais de 200 anos. No começo o químico Charles Macintosh criou o tecido de borracha para ser usado em casacos impermeáveis.

A primeira experiência com esse modelo de casaco não foi muito agradável, diziam que o cheiro não era muito agradável, pegajoso e tinha risco de derreter se ficasse próximo a algo com temperatura elevada.

Como costurar com lástex

De um certo tempo para cá, roupas feitas com látex estão mais ligadas aos momentos sensuais e sexuais. Para pessoas fetichistas esse material traz representatividade de poder e intensidade, usado em soutiens, meias e luvas.

Antes de saber como costurar com lástex, esse material é encontrado após ser retirado substâncias de algumas plantas como seringueiras que são conhecidas como árvores de borracha.

Estas plantas são feridas no tronco e tem como reação produzir o  látex, na qual sua função é cicatrizar o tecido danificado. Assim, o látex é colhido através de incisões feitas no tronco, quando o líquido escorre.

Roupas com látex são feitas sob medida e mesmo que estique tem o tamanho ideal para cada corpo. Deve ser colocada mas não ter a sensação de que está apertada, porque além de danificar as peças pode causar hematomas.

Dicas de como costurar:

  1. O primeiro passo é ter alguma peça como inspiração ou guia se for a primeira vez que irá costurar e confeccionar com esse tipo de material;
  2. Prepara o local de trabalho com todos os equipamentos necessários, reunir as medidas e ter um tempo para se dedicar. esse material exige cuidado e tempo para que seja feito com qualidade;
  3. Use tesoura e faca artesanal para cortar o látex e com cuidado faça as marcações necessárias para prosseguir os trabalhos;
  4. Aplique o diluente para preparar a superfície e  depois comece a aplicar o adesivo à base de solvente com o aplicador de plástico. Para juntar pequenas peças, use um rolo para unir e alisar as costuras;
  5. Quando estiver finalizada, antes de usar é necessário aplicar um látex polonês na parte de fora para que fique brilhante e molhada, e talco em pó na parte de dentro da peça de vestuário para ficar mais fácil de vestir.

Costurar com lástex pode parecer tranquilo, mas usar também exige cuidados. Para lavar é necessário apenas água com sabão sem esfregar para danificar as peças e enxaguar com água morna. Deixe secar naturalmente no varal.

Não coloque em máquinas secadoras e nem use ferro de passar, temperaturas altas podem derreter a borracha e causar danos e acidentes. O calor do em excesso do dia a dia também pode enfraquecer a peça e danificá-la mais rápido.

Utilizar talco ou amido de milho (maizena) pode ajudar e evitar que a roupa fique grudada entre si, basta adicionar uma quantidade e esfregar com as mãos. Guarde-a dobrada em um saco plástico fechado.

Para dar brilho use algum lubrificante que tenha base de silicone ou um polidor próprio para o látex. Use as mãos para esfregar sob a peça e não use produtos que tenham óleos na base pois danificam o material.

Depois de ver dicas sobre como cuidar e costurar com lástex, basta usar a criatividade para criar peças e usar da forma que preferir. Acesse o curso de costura Gente que Ama Costurar, também acesse a loja virtual da Maximus.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *