Se você já assistiu algum filme de super heróis, saiba que possivelmente alguma roupa foi feita com o látex. Mas ele costuma ser muito presente em roupas voltadas para o público feminino. Veja como costurar com lástex:
Não temos uma data exata, mas o látex está presente no mundo do vestuário a pouco mais de 200 anos. No começo o químico Charles Macintosh criou o tecido de borracha para ser usado em casacos impermeáveis.
A primeira experiência com esse modelo de casaco não foi muito agradável, diziam que o cheiro não era muito agradável, pegajoso e tinha risco de derreter se ficasse próximo a algo com temperatura elevada.
De um certo tempo para cá, roupas feitas com látex estão mais ligadas aos momentos sensuais e sexuais. Para pessoas fetichistas esse material traz representatividade de poder e intensidade, usado em soutiens, meias e luvas.
Antes de saber como costurar com lástex, esse material é encontrado após ser retirado substâncias de algumas plantas como seringueiras que são conhecidas como árvores de borracha.
Estas plantas são feridas no tronco e tem como reação produzir o látex, na qual sua função é cicatrizar o tecido danificado. Assim, o látex é colhido através de incisões feitas no tronco, quando o líquido escorre.
Roupas com látex são feitas sob medida e mesmo que estique tem o tamanho ideal para cada corpo. Deve ser colocada mas não ter a sensação de que está apertada, porque além de danificar as peças pode causar hematomas.
Costurar com lástex pode parecer tranquilo, mas usar também exige cuidados. Para lavar é necessário apenas água com sabão sem esfregar para danificar as peças e enxaguar com água morna. Deixe secar naturalmente no varal.
Não coloque em máquinas secadoras e nem use ferro de passar, temperaturas altas podem derreter a borracha e causar danos e acidentes. O calor do em excesso do dia a dia também pode enfraquecer a peça e danificá-la mais rápido.
Utilizar talco ou amido de milho (maizena) pode ajudar e evitar que a roupa fique grudada entre si, basta adicionar uma quantidade e esfregar com as mãos. Guarde-a dobrada em um saco plástico fechado.
Para dar brilho use algum lubrificante que tenha base de silicone ou um polidor próprio para o látex. Use as mãos para esfregar sob a peça e não use produtos que tenham óleos na base pois danificam o material.
Depois de ver dicas sobre como cuidar e costurar com lástex, basta usar a criatividade para criar peças e usar da forma que preferir. Acesse o curso de costura Gente que Ama Costurar, também acesse a loja virtual da Maximus.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…