Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como costurar zíper invisível e zíper comum

Se você está começando no mundo da confecção de peças costuradas, saiba que é muito comum dúvidas serem criadas sobre como costurar zíper invisível e zíper comum.

Esse item é essencial para fazer o acabamento de diferentes tipos de peças de roupas e também de bolsas, e por isso, aprender a como costurar zíper é fundamental.

Pensando em te ajudar com isso, hoje trouxemos algumas maneiras detalhadas e simplificadas de como costurar o zíper comum e o zíper invisível nas peças. Confira a seguir e descomplique esse ponto.

Como costurar zíper invisível

Para que você consiga aprender a como costurar zíper invisível, é necessários alguns materiais para te ajudar nessa missão. Confira a seguir.

Materiais para costurar zíper invisível

  • O zíper invisível
  • Máquina para costurá-lo
  • Linhas de costura
  • Calçador de zíper
  • Ferro de passar
  • Alfinete

Para costurar o zíper invisível, você primeiro precisa colocá-lo sobre a peça da maneira que ele deverá ficar, para que depois de costurado, ele não torça.

Feito isso, vire à margem de costura para o lado de dentro e alinhe o zíper invisível, deixando toda a parte do trilho para fora. Passe alfinetes no lado direito.

Assim que os dois lados do zíper invisível estiverem alinhados, passe o alfinete no zíper e do tecido, virando a margem da costura.

Dessa forma, você consegue como costurar invisível sem que ele fique aparente na peça, apenas a margem da costura vai aparecer no lado interior. Alinhe o zíper na peça e faça as duas costuras para que ele fique preso.

A primeira costura deve ficar na parte final da margem e a outra mais próxima ao trilho do zíper. Para essa segunda costura, você pode contar com a ajuda do calçador de zíper comum ou invisível, como desejar.

Faça a costura até o local que for possível, lembrando sempre de trocar a posição do zíper ou do calçador para costurar do outro lado do trilho.

Pegue a peça que está sendo confeccionada e vire do lado avesso para ver se o final da costura não está encontrando com o início da costura que você fez no zíper. Com o calçador, junte essas duas costuras e pronto, você aprendeu a como costurar zíper invisível.

Como costurar zíper comum

Agora, para aprender a como costurar zíper comum, você também precisa contar com alguns materiais que vão facilitar esse processo, tais como:

  • A peça de roupa em que o zíper será costurado
  • Fita crepe
  • Cola bastão
  • Máquina de costura com calçador e linha
  • Agulha
  • Ferro de passar.

Nesse caso, é interessante que o zíper comum escolhido seja da mesma cor do tecido da peça que você está confeccionando.

Para costurar, você deve colocá-lo sobre a peça deixando uma margem de 1,5 ou 2 cm para a costura ser feita.

Faça a costura na margem que seja suficiente para fechar toda a peça, deixando o espaço para o comprimento do zíper comum aberto. Alinhava esse espaço como se ele fizesse parte da costura, sendo uma continuação.

O zíper comum precisa estar alinhado à margem de costura, fazendo como se fosse um retângulo sobre essa costura feita.

Não se esqueça de fazer a costura na parte de baixo onde fica o metal do zíper comum, e lembre-se de que, caso a agulha bata nesse metal, ela pode quebrar, com isso, tenha cuidado.

Além dessa maneira mais comum de como costurar zíper comum, existem outras também, mas essa é a mais simples de todas.

Agora que você aprendeu a como costurar zíper invisível e zíper comum nas peças de roupas, acesse o site da Maximus Tecidos e confira as opções de itens para te ajudar no acabamento das peças confeccionadas! Acesse nosso curso Gente que Ama Costurar. Para compra online Maximus Tecidos.

Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *