Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como É Feito O Tecido De Algodão?

Saber como é feito o tecido de algodão é um processo muito importante para os profissionais que trabalham com tecidos, moda e roupas devido à relação com a qualidade do pano.

Há no caso dos consumidores, a maioria compra roupa e tecidos pensando que sabem o que estão comprando, porém, muitos não estão acostumados a olhar as etiquetas e notar a composição do tecido ou sua origem.

Com isso, a verdade é que muitas pessoas não sabem que esconde por trás desse processo de produção de uma roupa ou tecido.

Portanto, até que um tecido de algodão chegue às suas mãos, existem um grande processo, muitas decisões e tratamentos que contribuem para o resultado final de um produto de qualidade, confortável e adequado para nossa pele.

Como É Feito O Tecido De Algodão?

Afinal, como é feito o tecido de algodão?

Para produzir um quilo de algodão, são necessários aproximadamente 11.000 litros de água. Essa grande quantidade de água, juntamente com os produtos utilizados no processamento, representa 10% da poluição do planeta.

Porém, não se assuste, nem todos os tecidos de algodão passam por este mesmo processo industrial e apresentam o mesmo problema!

Hoje em dia, existem tecnologias e pesquisas suficientes para mudar essa situação. Assim, muitas roupas podem ser fabricadas sem afetar o meio ambiente e a saúde das pessoas em geral.

Sabendo disso, os fios de algodão são criados a partir de um processamento que lava, estica e torce o material. Posteriormente, eles são levados a teares onde as bobinas dos fios são feitas e recebem cor.

No passado, o processo era muito diferente. Utilizava-se uma roda de fiar, na qual se usava a força do pé para fazer o fio de algodão.

  • Obviamente, esse é um processo muito mais lento e tradicional do que as grandes máquinas de processamento de algodão.

Propriedades e características do algodão

O algodão, como uma fibra natural, possui propriedades excepcionais – razão pela qual ele é um dos tecidos mais utilizados do mundo. Então, conheça suas principais características:

  • É uma fibra macia e flexível, por isso é muito eficiente para a produção de roupas e tecidos.
  • Respirabilidade e absorção, pois permite que o ar circule entre suas fibras, para que a pele respire, evitando que os fungos se acumulem com facilidade.
  • Ao mesmo tempo, o algodão possui uma ótima absorção para que o suor não permaneça na pele – algo muito benéfico para a saúde de pessoas alérgicas.
  • É resistente: as roupas de algodão duram muito tempo.
  • É fácil de tingir, podendo obter tons infinitos de cor ao tecido.
  • É fresco, leve e consegue isolar o corpo do calor -por isso que em muitos países quentes e tropicais ele é um tecido muito usado.
  • Hipoalergênico e macio em contato com a pele, por isso que o algodão é um tecido recomendado para pessoas com problemas de pele.
  • Quando o tecido amassa, ele pode ser passado a ferro em altas temperaturas sem estragar a roupa, sendo de fácil manutenção.

Além de tudo, o tecido de algodão não forma aquelas famosas “bolinhas” nas roupas, o que faz as peças durarem mais e sempre proporcionarem uma aparência de nova.

Conheça os tecidos da maior loja online de tecidos finos!

Agora que você sabe um pouco mais sobre o tecido de algodão, caso deseje comprar um tecido sem erro e sem questionar de onde vem ou sua qualidade, a Maximus Tecidos Finos está à disposição!

Nessa loja é possível encontrar diferentes tipos de tecidos para a confecção de diversos tipos de roupas.

Portanto, ao entender como é feito o tecido de algodão, não esqueça de contar sempre com um tecido resistente e confortável para suas peças de roupas.

Confira os tecidos de algodão diretamente no site da Maximus Tecidos. Clique aqui!

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *