Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

7 Dicas De Como Fazer Barra Invisível

Hoje vamos abordar uma das técnicas mais úteis e interessantes para ateliês: as barras invisíveis. Caso você esteja iniciando no ramo das costuras e deseja trabalhar, ou pelo menos, ter um dinheiro extra, a bainha invisível ou à mão como também é chamada, será importante no seu dia-a-dia. Como fazer barra invisível, confira.

Por isso, confira mais neste artigo o que são barras, e dicas de como fazer barra invisível.

Barra: O que é?

As barras são um modelo de acabamento usado em uma área tubular, normalmente em calças, dando assim mais resistência e evitando que o tecido possa desfiar ou sofrer estragos, além, é óbvio, de melhorar a aparência e a característica das peças.

Barras invisíveis: O que são?

É uma opção de acabamento de barra, onde as peças são costuradas pelo avesso, de forma que não possa transparecer nenhuma linha, ou apresente indícios de costura pelo lado direito das peças.

Esse método é utilizado em roupas sociais, dando mais limpeza e sofisticação às peças.

Mas então como fazer a barra invisível? Ela pode ser feita tanto na máquina de costura como à mão.

Dicas de como fazer uma barra invisível

De maneira oposta às barras comuns, nessa situação, a finalidade é que as costuras fiquem escondidas, logo, há alguns passos importantes que você deve seguir.

Como já te dissemos, por ser bastante usada em roupas sociais, ela pode ser feita à mão ou na máquina de costura, assim, confira abaixo dicas sobre como fazer barra invisível:

  1. Tire o comprimento da barra com cuidado, já que o tecido precisará ser dobrado perfeitamente, para obter uma barra ideal;
  2. Use o ponto overlock ou zigue-zague na ponta, evitando assim que o tecido possa desfiar;
  3. Mantenha a peça do avesso para fora, e com o ferro vinque a sua marcação;
  4. Novamente você deve dobrar o tecido, e deixá-lo para o lado de fora, em cerca de 1cm (o pedaço em que o zigue-zague ou overlock foi feito);
  5. Troque o pé calcador pelo de barra invisível (Caso sua máquina não tenha, use o calcador comum). Este calcador funciona como um guia.
  6. Defina na máquina o ponto invisível, e vá passando a costura (Use linhas de cor igual aos tecidos das peças);
  7. Prontinho! Depois de saber como fazer barra invisível, sua peça deve estar sem nenhuma costura aparente!

Outras dicas importantes de como fazer barra invisível: Preste sempre atenção para que o fio fique dentro da peça, e a costura mantenha-se alinhada.

Aliás, procure por máquinas de costura, que de fato, possam tornar esse acabamento em um trabalho de muito bom gosto.

Após você aprender como fazer barra invisível, agora o importante é praticar. Então, para isso, pode-se usar retalhos e produzir uma peça tubular, pegando a parte do comprimento, e passar a costura perfeitamente!

Além disso, antes de começar as suas costuras, que tal dar uma passadinha em nosso site da Maximus Tecidos? Lá você vai encontrar vários produtos e materiais para fazer as suas confecções.

Aliás, caso você queira aprender mais sobre como fazer barra invisível, entre outros tipos de costuras, na Maximus Escola de Moda temos diversos cursos que vão te ajudar a se especializar neste ramo.

Inclusive o nosso curso de costura Gente que Ama Costurar, por exemplo, você vai aprender a costurar suas próprias roupas do zero em pouco tempo, seja para você ou sua família, ou até mesmo ganhar uma renda extra e viver apenas das costuras. Acesse o site e confira!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *