Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como fazer bolso de blazer e terno?

É muito comum que as pessoas que trabalham com costuras de peças tenham dúvidas sobre como fazer bolso de blazer e de terno também.

Isso acontece porque esses acabamentos realmente são mais difíceis e complicados, principalmente para pessoas que estão iniciando no ramo.

Os bolsos de blazers e ternos precisam ser bem acabados para não deixar a peça mal vista, e com isso, prejudicar sua venda.

Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas dicas de como fazer bolso de blazer e terno para deixar a peça ainda mais bonita. Confira a seguir:

Como fazer bolso de blazer e de terno

Existem algumas maneiras de como fazer bolso de blazer com o formato embutido com aba.

Este bolso pode ser adaptado para diferentes tipos de peças, com o terno também, basta modificar esse formato da aba, fazendo o forro do bolso com uma cor que entre em contraste com a cor do tecido principal utilizado.

O modelo de bolso embutido de blazer e terno pode ser feito em peças mais formais, tanto masculinas quanto femininas.

Se você utilizar um tecido de alfaiataria, por exemplo, pode aprender a como fazer o bolso do blazer com o forro de cetim, deixando a peça ainda mais bonita e bem estruturada.

Passo a passo

O passo a passo de como fazer bolso de blazer e terno é bem parecido com a maneira de fazer bolso de trás de uma calça social, por exemplo.

O que diferencia essas duas colocações é que o vindo do bolso da calça social, por exemplo, é preso no cós dela.  O bolso do blazer é diferente neste sentido.

Primeiro, para que você consiga colocar em prática como fazer bolso e terno, é preciso cortar os moldes nos tecidos que você vai utilizar para fazê-los.

Feito isso, também será necessário cortar um pedaço do tecido de onde o bolso será aplicado no blazer, caso você não esteja fazendo esse bolso no blazer final. Faça uma marcação usando lápis ou giz no tecido com os moldes cortados.

Pegue a parte da entretela e corte com o ferro de passar. O bolso possui algumas linhas que estão marcadas, e essas linhas vão servir para que a entretela possa encaixar e indicar onde as dobras e costuras serão feitas.

Encaixe a peça deixando o lado do avesso para cima. Essa parte que fica alinhada é a margem superior da costura que deverá ser alfinetada.

Feito isso, dobre o bolso ou do terno e passe com o ferro. Agora é a hora de fechar as laterais.

Essas laterais do forro e do bolso não ficam alinhadas, e essa diferença é proposital para fazer com que o bolso do blazer e do terno fiquem mais bem acabados. Deixe as laterais alinhadas e passe alfinetes. Costure na linha horizontal e depois corte todos os cantos da parte superior na diagonal.

Abra todas as margens das laterais costuradas e passe o ferro. No forro do bolso, faça um corte nos lados até o final da costura. Desvire tudo e passe com o ferro.

Pegue a peça de roupa onde o bolso será encaixado e faça a marcação exata de onde será a posição que ele vai ser costurado. Faça uma alinhave do lado avesso onde o bolso será encaixado.

Mesmo que o passo a passo de como fazer bolso de blazer e de terno seja um pouco extenso, esses passos são bem simples, mesmo para as pessoas que estão começando a costurar por agora.

Já que você aprendeu a como fazer bolso de blazer e terno, acesse o site da Maximus Tecidos e confira as opções de itens para te ajudar a costurar as peças e fazer bons acabamentos. Acesse nosso curso Gente que Ama Costurar. Para compra online Maximus Tecidos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *