Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como Fazer Canto Mitrado Próprio Do Tecido

Hoje vamos dar uma dica simples de como fazer o canto mitrado do próprio tecido. Mas você sabe o que é?

O canto mitrado é uma maneira super interessante de unir dois tecidos em um ângulo de 45°, criando assim, uma moldura.

Ele lembra os cantinhos das molduras de quadros, e fica maravilhoso em costuras como mantas de sofá, jogos americanos, colchas, tapetes, cobertores, cortinas e fronhas. Pode-se usá-lo também em outros projetos, onde o formato geométrico principal tenha cantos em 90°.

Processo – canto mitrado

  1. Vamos utilizar para fazer o canto mitrado, um tecido americano cru e realizar duas marcações.
  2. Na segunda marcação, para o acabamento deixe 1cm de costura. Corte para ser fazer o canto, mas considere que: o comprimento deve ser a medida que você quer, mais o valor da barra que se deseja virar, mais 1cm.
  3. Por exemplo, se você quiser uma barra de 3 cm, precisa fazer um corte maior, ou seja, 3cm, mais 1cm de costura.
  4. Lembrando que o ferro pode marcar muito bem tecidos de algodão, tricoline e americano cru. Portanto aproveite isso, pois facilita o processo.
  5. Agora dobre 1cm da margem de costura utilizando o ferro, e marque bem, a parte que será feito o canto mitrado com ele.
  6. Com a marcação de dentro, faça outra dobra. Agora passe bem o ferro no tecido, e coloque alfinetes para que fique no lugar. Levante toda a ponta, fazendo um triângulo, encaixando a ponta do retângulo, e deixe ele bem rente junto à base.

O que fazer agora?

  • Vire para um lado o triângulo, e passe bem a sua unha, ou utilize caneta e giz que apaga. Vire novamente e na dobra passe a unha.
  • Dobre para o lado e passe a unha novamente. Agora, dobre a outra parte. Você sentirá que nessa dobra tem tecido na base, e que o triângulo deve estar bem certinho e alinhado.
  • Agora vamos fazer o canto. Volte na outra ponta, e abra em um sentido que forme um triângulo e costure o tecido. Com o lado avesso, onde foi feita as marcações, e o lado direito, costure “direito” contra “direito.
  • Vire um contra o outro, batendo a marcação de lápis. Costure em cima dela, onde está a base. Você fechará esse triângulo pelo lado contrário, ou seja, com o avesso para cima. Costure onde está marcado, mas deixe uma costura aberta de 1cm para realizar o arremate.
  • Portanto costure até um ponto, e depois para que fique bem firme, dê um retrocesso. Depois, corte 1cm de costura, e vire o guardanapo pelo avesso normalmente, dobrando tudo para dentro e formando um “canto”.
  • Puxe com um alfinete a ponta, e faça o arremate da barra (ou) borda. Deixe pelo menos 1 cm aberto e vire para dentro, concluindo a barra e o “canto mitrado”. Neste ponto, passe um pesponto, uma costura aparente ou decorativa também. Assim ficará o “direito” e o avesso.

Esperamos que tenha gostado e que utilize bastante o canto mitrado, pois ele fica bem acabado e perfeito. Além disso, faça os pespontos da tonalidade do tecido que estiver usando.

Agora que já sabe tudo sobre como fazer canto mitrado, conheça o nosso site da Maximus Tecidos! Em nossa loja temos diversos produtos, com total garantia e muita qualidade!

Também na Maximus Escola de Moda oferecemos várias opções de cursos para você que deseja mais especialização no ramo.

Um deles é o curso Costura Criativa, onde você vai aprender a costurar e até viver do seu próprio trabalho! Entre no site e saiba mais!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *