Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como Fazer Patte Parcial Para Blusas

Patte é uma abertura para blusas, camisas, e inclusive chemises. Hoje vamos mostrar como fazer o patte parcial, no meio da frente.

Você pode fazer o acabamento que quiser: viés para fora ou embutido, colocar gola, entre outras variações! Essa abertura ainda te dá a possibilidade de criar decotes fechados, sem nenhum problema na hora de passar a cabeça!

Como fazer o patte parcial?

  1. Pegue um algodão cru e corte um molde de um corpinho. Você pode fazer o decote e o acabamento que quiser.
  2. Marque no meio do avesso do molde, e faça um risco do tamanho que deseja a abertura. Agora marque cada lado, o tamanho que quer para fazer a patte parcial.
  3. Então no retângulo formado, suba no final dele 1cm, e faça um ângulo para cada lado, criando um triângulo.
  4. Agora pegue o tecido, e marque o meio da patte. Faça a marcação do mesmo retângulo do molde. O retângulo precisa ter o dobro do valor da patte de um lado. Então deixe 3cm mais 3cm, e uma margem de costura de até 1cm e faça isso do outro lado também.
  5. Deixa um 1cm pra cima, e cerca de 5cm para baixo de folga. Alinhe a sua marcação no avesso, junto com a marcação do patte, e alfinete meio com o meio.
  6. É muito importante no tecido normal, você entretelar a parte de cima para não perder as marcações. Coloque um alfinete no meio, conferindo se está alinhado e costure em volta do retângulo.
  7. Corte no meio pegando os dois tecidos do corpo e da patte parcial, e dê um pique fazendo um triângulo, porém com cuidado.
  8. Ao lado direito tire metade da margem de costura dos dois lados. Vire tudo para o lado direito, arrumando o ângulo. Você verá que o avesso vai ficar arrematado o triângulo.
  9. Então pegue uma parte do tecido, e vire a margem de costura somente de um lado, e essa margem deve ser virada por cima da outra costura.
  10. Alfinete em cima da costura, e depois pesponte bem rente ao alfinete, só até bater com o ângulo abaixo e costure em seguida. Lembrando que a costura precisa estar no mesmo lugar do que no avesso, então é sempre bom alinhavar antes.
  11. Após fazer os dois lados, pegue uma parte e sobreponha em cima da outra, e alfinete para ficar no lugar certo. Antes de fazer o acabamento, corte um pouco de tecido embaixo mais ou menos do meio para fora, mais tomando o cuidado para não cortar na lateral.
  12. Dobre todas as pontas para dentro fazendo um quadrado, e agora na máquina de costura pesponte. Depois, faça o acabamento para esconder o resto de dentro, e para prender um contra o outro.
  13. É bom alinhavar e riscar um quadrado com um x também, ficando arrematado pelo avesso. Depois apenas coloque a casinha e os botões. Prontinho! você terá uma patte parcial para suas camisas!

Além disso, para você fazer patte parcial em blusas e camisas, sem dúvidas vai precisar dos produtos ideais, não é mesmo? Então confira a nossa loja da Maximus Tecidos! Entrando no site, você pode encontrar, vários tipos de tecidos e materiais recomendados para suas costuras!

Inclusive, também recomendamos a nossa plataforma da Maximus Escola de Moda, onde você encontra diversos treinamentos e cursos de especialização, incluindo o curso Gente que Ama Costurar, com a professora Idineia Merci, que vai ensinar você a costurar completamente do zero, de forma simples e rápida.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos relacionados