Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como fazer reparos em furos: rasgos em uma peça de roupa

Você sabe fazer reparos em furos, ou melhor, consegue consertar os rasgos que vira e mexe aparecem em uma peça de roupa sem que a mesma fique muito diferente do produto original?

Neste artigo veremos melhor sobre como fazer esse tipo de reparo nas roupas, além de conhecer melhor sobre o curso da Maximus Escola de Moda que pode ser um grande auxiliador nesse caminho.

Como fazer reparos em furos?

Em alguns passos é possível visualizar de forma bem clara como fazer os reparos em furos, ou seja, aqueles buracos que ficam na roupa. Veja:

  1. Pegue o seu tecido a ser consertado e estenda-o em uma superfície lisa;
  2. Separe a sua linha de costura de acordo com o tecido a ser consertado, ou seja, siga com a mesma cor ou semelhante e lembre-se de comprar o fio também de acordo com a espessura do fio. Isso quer dizer que, se seu tecido for fino como seda, o ideal é comprar uma linha mais fina, e se seu tecido for mais grosso, como é o caso do veludo, usar uma linha de espessura mais grossa;
  3. Abra sua linha e corte o tamanho que acredita ser ideal para fazer o reparo que você almeja. Não é necessário cortar um pedaço muito grande pois há muitas chances de que o fio se embole e você acabe perdendo mais tempo que o normal por isso;
  4. Passe a linha na agulha com muito cuidado para não se machucar;
  5. Assim que passar a linha, junte as duas pontas e dê um nó fazendo com que elas fiquem bem presas uma na outra, e evitando que a linha escape do tecido em vez de se prender nele;
  6. Comece a costurar: para realizar os reparos em furos, você precisará dobrar uma parte pequena do tecido perto do buraco e inserir a agulha ali, de forma diagonal, na base do furo. Uma vez que foi inserida a agulha, puxe todo o fio através do primeiro ponto e repita a operação passando a agulha acima do primeiro ponto que foi feito e repita esse processo até fechar todo o furo e reparar o tecido por completo;
  7. Ao terminar, feche os pontos com um nó final, arrematando a agulha para fazer um laço com a linha da costura e puxando-a pelo mesmo;
  8. Corte o fio o mais perto do nó dado no item anterior e verifique se o furo foi totalmente coberto. Caso não tenha sido, repita o processo para corrigir possíveis buracos.

Como visto nos passos acima, o ponto zigue-zague é uma dica bem útil na hora de corrigir os reparos em furos, mas não é a única opção viável.

É recomendado também costurar sempre o tecido no lado oposto para que esse reparo não seja visível e sim que o que possa ser visualizado seja o tecido sem furos ou rasgos.

Conheça o curso que poderá te ajudar nisso!

Além das 105 Aulas de Costura com a professora Viviane Alves, nossas alunas(os) têm acesso a 13 Bônus exclusivos que totalizam 221 aulas para complementar a aprendizagem e ainda Apostila de Estudos para a confecção das peças.

Além disso, o Curso Online de Ajustes e Consertos de Roupas é o único no Brasil reconhecido pelo MEC.

O curso online Ajustes e Consertos de Roupas com 65 horas de nível de capacitação, tem o título de Certificação de Extensão Universitária reconhecida pelo Ministério da Educação, através da Faculdade Brasília.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *