Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como identificar tecidos que encolhem?

Todo mundo tem uma história com tecidos que encolhem. Seja uma blusinha preferida que foi perdida depois da lavagem ou aquela lingerie que passou a incomodar. Será que existe alguma forma de evitar este tipo de surpresa desagradável?

Você vai compreender, nesse artigo, o porquê desse fenômeno acontecer e se há alguma forma de evitá-lo. Além disso, vamos ensinar uma forma simples de identificar tecidos que encolhem ao comprar uma roupa.

O que acontece com a roupa quando encolhe?

Na verdade, ela não encolhe. Isso mesmo, o que acontece, na verdade, é que a malha simplesmente volta ao tamanho original. Isso acontece porque no processo de fabricação a malha é esticada em máquinas para facilitar o processo.

Portanto, quando a malha é lavada e depois seca, o natural dela é voltar ao tamanho original. Hoje em dia, existem processos de fábrica para diminuir esse efeito, mas nenhum deles acaba completamente com o problema dos tecidos que encolhem.

Como identificar tecidos que encolhem?

A regra geral é que tecidos de malha natural sempre encolhem depois de algumas lavagens. Isso inclui o algodão, a lã, o linho e alguns tecidos a base de celulose. Quaisquer dessas malhas tem tendências a reduzirem seu comprimento original.

A solução, portanto, é procurar tecidos de malha artificial, como o nylon e o poliéster. Porém, nem tudo são flores. Isso porque esses tecidos dificultam a respiração natural da pele e, geralmente, são menos macios.

Por mais que não haja solução milagrosa, existem sim alguns cuidados que se deve ter para que o tecido não encolha. Elas se baseiam em evitar processos que causem a distorção do tecido, como os listados a seguir.

Existe alguma forma de evitar que isso aconteça?

  • Evite lavar em água quente ou secar com o calor

A água quente é famosa por causar dilatar materiais. O efeito mais claro disso é o que a umidade causa no cabelo. Ao ser lavado em água quente, o tecido será dilatado, e fatalmente retornará à forma original quando resfriar.

Pelo mesmo motivo, secar a roupa em secadoras à base de ar quente também não é recomendado. A malha, quando passa por esse processo, acaba tornando-se mais maleável, e encolherá quando resfriada.

  • Evite produtos químicos e alvejante em excesso

Qualquer produto químico em excesso pode prejudicar a malha, e isso vai além de tecidos que encolhem. O alvejante, porém, é campeão em destruir roupas, se usado em excesso. O desgaste do tecido também o torna mais maleável, gerando encolhimento.

Porém, o problema de encolher as malhas é o de menos. A questão maior aqui é a corrosão que o alvejante causa na malha, que eventualmente pode gerar rasgos, desbote ou assimetria no tecido.

Comumente, as etiquetas de roupas informam se ela pode ser lavada com alvejante e a temperatura máxima a que ela deve ser exposta. Isso é importante, ainda, para saber a que temperatura deve-se usar o ferro de passar.

  • Use malhas híbridas

O poliéster pode não ser o tecido mais recomendado em roupas do dia a dia, pelos motivos anteriormente citados. Porém, quando o assunto são malhas híbridas, a coisa muda de figura.

É comum fabricantes adicionarem uma porcentagem de poliéster em tecidos de lã ou algodão. Isso porque malhas sintéticas são mais difíceis de amassar, são mais resistentes e costuma ter cores mais vibrantes, que duram por mais tempo.

Portanto, a melhor forma de evitar os tecidos que encolhem é optar por malhas híbridas. A ideia é diminuir os efeitos negativos das malhas sintéticas, ao mesmo tempo que fortalece os pontos positivos das malhas naturais.

Assuntos Relacionados

Comentários

7 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  2. | Esse site definitivamente tem todas as informações e fatos que eu precisava sobre assunto e não sabia a quem perguntar.

  3. Achei interessante esta matéria sobre tecidos, amei conhecer a composição do tecido híbrido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *