Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como modelar e cortar um decote drapeado

O drapeado tem sido uma técnica cada vez mais utilizada no meio da costura, principalmente para modelar e cortar um decote. Com certeza você já deve ter visto alguma peça com esse detalhe ou até mesmo tenha uma em seu guarda roupa.

Esse acabamento é mais comum do que imaginamos. Ele fica como se fosse uma aba do mesmo tecido utilizado para fazer a roupa, só que virado para dentro.

Esse detalhe pode ser solto ou não, e é mais comum de ser visto em vestidos, blusas e alguns casacos de frio.

O que acontece é que muitas pessoas possuem dúvidas sobre como modelar e cortar um decote drapeado, e pensando em te ajudar, trouxemos algumas dicas que podem ser essenciais nesse processo. Acompanhe a seguir!

Curiosidades sobre o acabamento drapeado

O drapeado foi um acabamento que começou a fazer sucesso nos decotes das peças ainda nos anos 90, mas é utilizado há muitos anos. Essas características podem ser vistas nas peças de roupas do Império Romano e Egípcio.

Isso porque, os tecidos utilizados, principalmente os de linho, eram mais estruturados, e quando eram drapeados, ficavam ainda mais bonitos.

Essa técnica pode ser usada para modelar e cortar um decote de várias peças de roupa hoje em dia, como blusas, vestidos, biquínis, maiôs e muito mais.

O drapeado pode ser vertical, trazendo a sensação de uma silhueta mais alongada, deixando o visual mais sofisticado e elegante ou então na posição horizontal, trazendo mais volume para a região da peça.

Quando o drapeado é feito de forma vertical e horizontal para se unirem, a posição predominante é aquela que possui um volume maior.

Como modelar e cortar um decote drapeado

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como o detalhe de drapeado surgiu nas peças, vamos falar sobre como modelar e cortar um decote drapeado. Confira a seguir:

1 – Primeiro você precisa escolher qual o tipo de tecido para fazer a peça com detalhe drapeado, pois esse tecido precisa ter um bom caimento. Feito isso, desenhe o molde frente e costas que deseja costurar.

2 – Para modelar e cortar um decote, você também precisa fazer o desenho frente e costas, em casos de vestidos e blusas.

3 – Faça as linhas para esse drapeado da frente e numere-o. A medida precisa ser feita conforme o tamanho do drapeado que você desejar.

4 – Copie toda a parte da frente e abra o drapeado conforme a sua preferência.

5 – Desenhe a altura que você deseja que a blusa ou vestido tenha, tanto na frente quanto nas costas.

6 – Feito isso, aperte nas laterais da peça ao fundo, e não deixe de fazer os acertos para deixar o seu decote com um bom acabamento.

Agora que você entendeu como modelar e cortar um decote drapeado, é válido lembrar que a costura no sentido elástico do fio é o ideal, para que o caimento da peça seja mais fluido e maleável.

Cuidados e dicas para cuidar da peça drapeada

Entender que escolher um tecido com um bom caimento é essencial para modelar e cortar um decote drapeado faz com que a sua peça fique ainda mais bonita, sem aquele volume exagerado.

Além disso, existem outros cuidados importantes para preservar a beleza da sua peça, como por exemplo não lavar na máquina, mas sim a mão para não danificar o drapeado.

Também é importante evitar utilizar o ferro sobre esse tecido, principalmente para evitar deformações no decote drapeado.

modelar e cortar um decote

Como vender mais esses tipos de peças?

Modelar e cortar um decote drapeado significa deixar a sua criatividade solta para fazer peças incríveis e que chamem a atenção do seu público.

Uma dica para conseguir vender mais é sempre utilizar a internet e redes sociais para observar as tendências e produzir aquilo que as pessoas mais estão utilizando no momento.

Você pode criar peças como blusas, biquínis, casacos, vestidos e até maiôs com decotes drapeados para serem usados em diferentes ocasiões.

Existem muitas possibilidades de criação para conseguir se destacar no mercado e com isso, vender mais.

Agora que você sabe como modelar e cortar um decote drapeado, use sua criatividade e comece nesse ramo!

Curso de modelista e na Maximus.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *