Muitas pessoas se perguntam como o veludo é feito e por que este tecido vem se transformado em tendência, usado cada vez mais de diferentes formas.
A princípio o veludo era considerado um tecido ideal para ocasiões luxuosas, que exigiam requinte. Além disso, era utilizado também em lançamentos de moda inverno.
Com o tempo e com as mudanças da moda, este fato foi mudando e o veludo foi sendo utilizado em diversas situações, sem mudar a beleza deste material.
Neste artigo vamos entender como o veludo é feito e qual a história deste tecido na moda. Veja e entenda.
Como o veludo é feito e quais são os tipos deste tecido?
Este tecido que fez e faz parte de muitas tendências da moda, teve sua origem na Índia. E, com o passar dos anos, começou a ser produzido em diversas fabricas em cidades Italianas, se expandindo para o mundo.
Seu nome tem origem do latim e significa “pelo em tufos”, algo que diz muito sobre sua textura suave e macia. Ele pode ser confeccionado com fibras naturais, sedas, algodão e, além disso, fibras sintéticas, que trazem um resultado perfeito ao visual deste material.
Além de entender como o veludo é feito, é preciso conhecer os diferentes modelos de veludo, para estar por dentro das tendências:
-
Liso
Este tipo de veludo, é um dos mais comuns. Possui o aspecto bem liso, com aparência luxuosa e, muito utilizado para confeccionar modelos de roupas utilizados em eventos como festas.
-
Cristal
Este modelo costuma possuir um aspecto bem liso e brilhante, sendo considerado mais leve que o anterior. Geralmente, as confecções usadas com este tipo de veludo, são destinadas para roupas com o caimento mais leve.
-
Molhado
Este modelo de veludo é muito comum e é usado em diferentes situações. A maneira com que as fibras são prensadas, faz com que o tecido tenha um aspecto cintilante, passando a impressão de estar molhado.
-
Devorê
Neste modelo de veludo, o tecido passa por um processo químico, deixando-o com alguns desenhos. Além disso, existe um funcho semitransparente, dando destaques para estes desenhos formados em relevo.
Por ser muito elegante e diferente, este tipo de veludo é utilizado em ocasiões luxuosas.
-
Cotelê
A base para a confecção deste veludo costuma ser de fios sintéticos, como o poliéster, produzindo uma aparência formada por algumas riscas verticais, que podem ser de diferentes tamanhos.
Este modelo de veludo costuma ser usado na confecção de calças e outras peças que podem ser usadas no dia a dia.
Quem pode usar o veludo?
Quando o veludo começou a ser utilizado, apenas pessoas que iam para eventos luxuosos, em situações de inverno, costumavam aderi-lo.
Mas, com o passar do tempo e a revolução da moda, cada vez mais ele vem sendo confeccionado de forma mais versátil, atendendo todos os gostos e, inclusive, climas.
Diferentes modelos de veludo para diferentes tipos de estilos
O veludo pode compor diferentes tipos de looks, se adequando à vários estilos. O mais importante é a pessoa se sentir bem e confortável com a roupa que esta usando.
Para isto, existem diversos tipos de modelos disponíveis, que exemplificam como este tecido pode ser usado, aderindo a moda e o gosto pessoal de cada um.
Dessa forma, podemos considerar o veludo um tecido que dificilmente sai de moda e que atende diferentes tipos de pessoas e estilos.
Entender como o veludo é feito pode ajudar na hora de escolher o melhor modelo de confecção para você!
Na Maximus Tecidos, você encontrará as melhores opções em tecidos de veludo e suas variedades!!!