fbpx

Como reaproveitar retalhos de tecidos finos?


20
149 compartilhadas, 20 points

Os retalhos de tecidos finos são sobras de tecidos desse tipo que normalmente são inevitáveis de serem acumulados no ateliê ou na casa de quem trabalha com costura.

A pessoa que manuseia um tecido e o corta já, provavelmente, conhece diferentes maneiras de realizar o corte para evitar sobras do tecido e aproveitá-lo ao máximo ao produzir uma peça de roupa.

Apesar disso, é importante ter em mente que os tecidos sempre sobram na hora de fazer um vestido ou qualquer outra roupa, então é interessante descobrir sempre novas formas de reaproveitá-los.

Ao aprender o que fazer com os retalhos de tecidos finos que sobram, qualquer pessoa poderá estilizar e criar novas peças para suas roupas ou objetos, tornando-as mais elegantes e com um toque mais delicado.

Foto: Pinterest

Mas afinal, quais são as formas de reaproveitar retalhos de tecidos finos?

Muitas profissionais trabalham dias e até meses para produzir um vestido elegante e de qualidade, principalmente quando ao optar pelo uso dos tecidos finos – que trazem elegância e sofisticação para o look.

O que muitas dessas pessoas notam é que é comum sobrar alguns pedaços de pano durante esse processo.

Com isso, quem se interessa por produção artesanal – como uma atividade prazerosa e que exige criatividade, pode reunir esses retalhos de tecidos finos para criar decorações, acessórios e enfeites.

Assim, algumas incríveis ideias para reaproveitar os tecidos finos que tornam uma casa, cozinha, um objeto ou até mesmo uma pessoa muito mais chique são:

  • Crie tiaras em tecido fino: elas ficarão lindas ao serem usadas como um acessório em bebês, além de trazer um charme lindo com os seus detalhes.
  • Outra ideia para usar retalhos de tecidos finos é nas decorações de festas, casamentos, aniversários ou batizados – tudo ficará mais charmoso e delicado.
  • Para quem é criativo, sachês perfumados feitos em tecidos finos e usados como decoração também pode ser uma boa maneira de usar as sobras dos panos – eles podem ser lembrancinhas de casamentos e outras festas!

Portanto, ao conhecer as sugestões acima, aposte na criatividade para confeccionar muita coisa legal com as sobras dos tecidos finos.

Foto: Pinterest

Atente-se ao corte do tecido

O que muitas pessoas não sabem é que o corte do tecido é algo fundamental na hora de produzir roupa – principalmente nos tecidos mais delicados que costumam ser mais escorregadios.

Sem o corte perfeito poderá haver muita sobra de tecido e muito mais gasto na hora de comprar o tamanho de pano ideal.

Assim, se atentar na hora de cortar o tecido fino pode evitar que sobre muito pano – permitindo o melhor aproveitamento do tecido na hora da confecção.

Porém, não se desespere caso errar na hora do corte – acontece com as melhores costureiras e os retalhos que sobram podem ser reaproveitados com as ideias citadas acima!

Utilize as seguintes dicas para evitar desperdício de tecido na hora do corte:

  • Corte o tecido no sentido no fio, posicione o molde no tecido adequadamente, estique bem o tecido, use alfinetes para ele ficar bem preso e corte com uma tesoura própria para tecidos.

Compre tecidos de qualidade!

Investir em tecidos finos de qualidade também é uma maneira de evitar que o tecido seja ruim e dificulte uma costureira na hora do cortá-lo e costurá-lo.

Além disso, é sempre relevante que uma pessoa confecciona roupas e vestidos chiques trabalhe sempre com um tecido durável, resistente e que não perde a cor na hora da lavagem.

Assim, contar com uma loja de tecidos como a Maximus Tecidos Finos que está há anos no mercado fornecendo tecidos de qualidade é essencial para produzir boas roupas.

Portanto, mesmo que haja sobras de pano e os retalhos de tecidos finos sejam usados para criar decorações e acessórios, qualquer costureira saberá que eles serão duráveis e ótimos de se reaproveitar.

Clique aqui para conferir todos os tecidos da Maximus Tecidos!

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

20
149 compartilhadas, 20 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
4
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
58
Amei
Incrível Incrível
15
Incrível
O Melhor O Melhor
1
O Melhor
Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.