Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como segurar o tecido para bordar: DICA IMPORTANTE

Se você está buscando dicas de como segurar o tecido para bordar, já deve saber que uma das ferramentas essenciais no kit de uma bordadeira é um bastidor de bordado. 

O bastidor mantém o tecido de bordado esticado enquanto você trabalha, tornando a costura muito mais fácil de manusear. Aprender a usar um bastidor é simples, mas é útil saber como configurá-lo para obter os melhores resultados.

Dicas de como segurar o tecido para bordar

O segredo para trabalhar em um bastidor e saber como segurar o tecido para bordar da forma mais eficaz, é bem simples: ter a quantidade certa de tensão no tecido. 

Em algumas situações, você vai querer o tecido bem apertado, enquanto em outras é melhor deixar um pouco mais frouxo De qualquer forma, a tensão deve permanecer a mesma para que seus pontos fiquem o mais uniformes possível.

Outra coisa a observar ao colocar o tecido no bastidor é a distorção. Às vezes, o tecido puxa o viés, o que estica o material enquanto ele está no bastidor. 

Sua estrutura pode voltar ao normal quando removida do bastidor, mas os pontos de bordado podem não retornar. Ninguém gosta de pontos distorcidos, então é melhor ter cuidado.

Existem diferentes tipos de bastidor disponíveis, dependendo do seu gosto e do que você está costurando, mas todos funcionam de forma similar, e quanto mais experiente você for, mais saberá qual prefere! 

Como escolher o melhor bastidor

Para começar, qualquer aro de madeira com tampa de rosca funcionará bem, mas ao comprar um bastidor de bordar, é importante pensar qual o objetivo final.

A função é uma solução para como segurar o tecido para bordar? Ou é para exibir a peça acabada (um bastidor ‘expositor’)? Ou você quer um aro que pode fazer as duas coisas?

Existem algumas diferenças principais entre esses dois tipos. Se você está procurando um bastidor de trabalho, precisa de um que possa ser apertado e afrouxado para segurar o tecido e permitir que você o solte facilmente para mudar a posição do tecido no bastidor. 

Quase sempre serão um aro de rosca feito de um tipo de madeira flexível – geralmente bambu

.A outra diferença entre os aros de trabalho e os de exibição é o preço – os aros de trabalho são mais baratos, porque a madeira não é acabada com uma qualidade de ‘exibição’.

Para os bastidores de exibição, estes não precisam poder apertar, podendo ser feitos de madeiras menos flexíveis – o que permite uma gama maior de madeiras que podem ser utilizadas para sua confecção, já que não precisa ser flexível. 

A razão pela qual eles não precisam ser capazes de apertar é que você pode apertar o tecido ao encaixá-lo usando pontos – o que você não pode fazer quando está trabalhando em uma peça, porque se você costurou bem, então você precisa descosturar para reposicionar o tecido!

Os aros de exibição vêm com um anel de suspensão de metal em vez de uma tampa de rosca. 

Escolha com cuidado seu material de trabalho

Escolher como segurar o tecido para bordar depende da experiência na prática do bordado, mas é inegável que algumas dicas podem acelerar o processo e te ajudar a evitar erros comuns.

Por isso, se você está começando no bordado ou deseja se profissionalizar, os cursos online são ótimas alternativas, afinal, eles já trazem toda a jornada de aprendizado estruturada para auxiliá-lo.

Os cursos da Maximus Tecidos são preparados para te ajudar com conteúdos do básico ao avançado, incluindo como segurar o tecido para bordar. Para saber mais, acesse nosso site! Veja nosso curso de bordado.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *