Em dúvida sobre como vender roupas pela internet? Descubra aqui estratégias e dicas para fazer boas vendas online mesmo investindo pouco dinheiro.
Qual a vantagem de vender roupas pela internet?
Se você quer vender roupas online, mas tem dúvidas, saiba que vale a pena investir nessa modalidade de comércio pela internet. Trata-se de uma atividade de baixo custo que pode ser feita de casa mesmo. Os horários são flexíveis e os clientes adquirem suas peças no momento que for mais conveniente para eles.
Além do mais, pessoas de qualquer lugar do país ou planeta conseguem visualizar o catálogo da sua loja virtual. Fora isso, é possível trabalhar com diferentes itens que atendam a público específico.
As chances de lucratividade também se tornam maiores, porém para que isso aconteça é preciso adotar as boas estratégias. Sendo assim, neste artigo, vamos apresentar diversas técnicas e dicas sobre como vender roupas na internet que ajudarão você a manter uma clientela frequente e tornar seu e-commerce um sucesso. Portanto, mantenha a leitura!
Como vender roupas pela internet
Existem algumas táticas que comprovadamente trazem bons resultados para quem quer vender roupas pela internet. Então, confira abaixo 10 estratégias eficazes que você deve experimentar na sua loja online.
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Escolha o nicho de mercado de roupa que quer vender
É mais fácil começar a vender roupa online para um ramo específico, pois você consegue se tornar um especialista, compreender e fidelizar o cliente. Então, observe se há um nicho que seja mais do seu interesse ou faça uma pesquisa em busca de tendências, considere fatores como idade, gênero, estilo de vida e preferências dos consumidores.
Alguns exemplos dos segmentos de alta demanda online são vestuário fitness e esportivos, moda feminina, infantil, peças íntimas e vestimentas para eventos especiais. Roupas sustentáveis e de segunda mão pela internet também correspondem a dois mercados que têm crescido nos últimos anos.
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Faça a identidade de marca da sua empresa
Muitas vezes, as pessoas recomendam uma loja que gostaram para amigos e parentes. No entanto, para que seus clientes indiquem e reconheçam seu e-commerce, eles precisam de algo que faça recordar seu negócio: uma identidade visual. Esse recurso consiste em usar variados elementos gráficos que lembrem sua marca.
Para criar essa representação visual é importante que leve em consideração a impressão que deseja passar, por exemplo, de uma loja que vende roupas descontraídas ou formais. A partir daí, você pode utilizar componentes como tipo de cor, fonte, tom de voz e logotipo específicos que tornem sua empresa memorável.
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Tenha seu público alvo e personas bem definidas
O público-alvo corresponde a um grupo de pessoas que podem se interessar pelas roupas que você vende e a persona é uma representação fictícia do cliente ideal. É importante definir esses conceitos, assim será mais fácil saber desenvolver uma boa campanha de marketing na internet.
Afinal, não faz sentido investir tempo ou dinheiro para promover moda feminina em plataformas com conteúdos direcionados para homens. Portanto, por meio de pesquisas online procure descobrir características importantes dos seus consumidores, como idade, gênero, localização geográfica, renda, ocupação, entre outros fatores.
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Procure por fornecedores
Encontrar fornecedores confiáveis para vender roupas online é essencial para o sucesso de um negócio. Sendo assim, experimente realizar pesquisas com termos como “fornecedores de roupas por atacado” ou “fabricantes de roupas”. Por meio de plataformas como Alibaba, é possível montar uma lista de empresas que atuem dessa forma.
No Instagram, Facebook e LinkedIn existem alguns empreendedores oferecendo suas criações e você pode propor uma parceria. Fora isso, há o método tradicional no qual é possível adquirir grandes lotes de peças. Grupos nas redes sociais e fóruns da internet relacionados à moda também oferecem a possibilidade.
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Tenha boas fotos e descrições para seu produto
Pela internet o cliente não tem a vantagem de experimentar a peça de roupa que sua loja vende. Para minimizar esse contratempo, você pode acrescentar fotos que mostre o caimento e detalhes. A descrição é outro recurso que quando bem utilizado se torna uma vantagem para atrair o cliente.
Por exemplo, caso uma camiseta seja feita com um tecido leve, ressalte a capacidade da peça se manter “fresquinha” em dias muito quentes. Se for confeccionada com materiais como couro ou jeans, destaque a resistência do modelo. Também informe sobre aspectos que não fiquem tão evidentes nas imagens, por exemplo, bolsos e botões.
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Não se esqueça de colocar informações sobre os tamanhos e medidas
Para evitar que o consumidor compre o tamanho errado e por isso, se sinta frustrado com o produto que você vende, forneça uma tabela de medidas para cada tipo de roupa. Também explique como medir do modo certo diferentes partes do corpo, como busto, cintura, quadril, comprimento de pernas e outros.
Outra opção é realizar a integração com aplicativo como o provador virtual que usa realidade aumentada para simular a aparência da roupa no corpo do usuário. Com isso, o cliente tem a possibilidade de tirar uma foto ou vídeo de si mesmo e depois, selecionar diversos itens de vestuário disponíveis em uma loja da internet para “experimentar”.
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Saiba por onde divulgar seus produtos
Você pode fazer a divulgação de roupas para vender na internet por meio de Marketplaces, como Amazon, Mercado Livre e Shopee. Também estabeleça uma presença forte nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Pinterest. Aliás, realizar parcerias com influenciadores e blogueiros da área da moda, geralmente traz resultados positivos.
Considere investir em anúncios pagos de serviços como Facebook Ads, Instagram Ads ou Google Ads. O e-mail marketing é uma boa estratégia para enviar com frequência ofertas para clientes que dão autorização para enviar mensagens. Aprimorar o site da sua empresa com técnicas de SEO ajuda as pessoas a chegar à sua loja online com mais facilidade.
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Tenha uma boa organização logística
Organizar uma boa logística para vender roupas online, evita atrasos e favorece a satisfação dos clientes. Então, comece pelo estoque, mantenha um registro detalhado de todas as peças com tamanho, cor e quantidade. Procure empresas de transporte que tenham experiência no manuseio de roupas e ofereçam entregas rastreáveis pela internet.
Considere também a possibilidade de utilizar serviços de entrega expressa para agilizar o processo e informe prazos claros para o envio dos pedidos. Utilize embalagens resistentes e apropriadas para proteger os produtos, inclua enchimentos de seda ou plásticos bolhas que protejam os itens de danos durante o deslocamento.
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Preste atendimento ao cliente rápido e eficiente
Uma loja que vende roupas pela internet não pode deixar de realizar um bom atendimento, senão, com certeza, perderá o cliente. Por essa razão, tente responder rapidamente a todas as perguntas e solicitações. Coloque um chat para contato para que as pessoas possam entrar em contato instantaneamente e resolver problemas rápidos.
Avalie a possibilidade de usar chatbots que forneçam respostas automáticas para perguntas frequentes. Além disso, ofereça várias opções de contato, como e-mail, telefone, chat ao vivo ou redes sociais. Cada comprador tem suas preferências e apresentar várias alternativas ajudará a atender as necessidades deles.
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Defina o processo de troca e devolução
É normal que as pessoas que compram as roupas que você vende pela internet sintam receio de adquirir algo que não sirva e ainda ter prejuízo. No entanto, é possível diminuir essa preocupação, caso sua empresa apresente uma política clara que especifique as condições para trocas e devoluções dos produtos.
Nela, deve haver informações sobre prazos, condições dos produtos, embalagens, reembolsos e outros dados relevantes. Deixe-a visível, num local de fácil acesso no site do seu negócio. Para facilitar todo o processo, inclua um formulário no qual o comprador pode inserir dados como número do pedido, descrição, motivo da devolução e contato.
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Dicas de como tirar foto de roupa para vender na internet
Na internet, as fotografias têm o papel de atrair a atenção dos consumidores, destacar a qualidade de produtos e demonstrar o profissionalismo de uma empresa. Sendo assim, confira as dicas na sequência para vender suas roupas online com boas fotos.
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Tenha um bom equipamento e acessórios para tirar fotos
Um tripé, um rolo de papel contínuo ou tecido branco e um estande para usar como plano de fundo são alguns acessórios que ajudam tirar fotos bonitas de roupas para vender. Além disso, ter uma máquina fotográfica com pelo menos tecnologia DSLR, abertura de f/11 e ISO entre 600 e 640 sempre ajuda a capturar ótimas imagens.
No entanto, também é possível conseguir fotografar com qualidade profissional com um smartphone. Existem aparelhos com câmeras a partir de 8 MP e abertura de f 2/0 que geram fotografias impressionantes. Aliás, caso você não tenha um bom modelo veja também Os Melhores Celulares com Câmera Boa.
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Saiba como posicionar a roupa na hora da foto
Tirar fotos de manequins com as roupas que você deseja vender pela internet é uma boa estratégia para demonstrar o caimento sem gerar distrações. Por outro lado, os modelos humanos dão uma visão mais completa do ajuste no corpo e essa combinação cria um apelo emocional no cliente, ajuda ele a se identificar com o estilo.
Colocar as peças em cabide tem a vantagem de mostrar o formato inteiro delas para o consumidor e há mais praticidade para tirar várias fotografias. Já uma superfície plana como um tapete ou um balcão são adequados para apresentar um look completo. Então, avalie qual das opções é mais viável para seu negócio, principalmente considerando custos.
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Posicione bem a iluminação na hora da foto
Se possível, fotografe as roupas durante o dia e aproveite a luz natural em um ambiente externo. Se não houver essa possibilidade, posicione as peças próximas a uma janela ou tire as fotos de uma área bem iluminada. Evite sombras, observe se tudo está visível e as cores não estão distorcidas para que o cliente goste do produto que você vende.
Não use o flash do celular, mas considere usar acessórios que melhore a iluminação, como softboxes e lâmpadas luz do dia. Aliás, um truque muito bom consiste em colocar uma luz principal (pode ser janela ou lâmpada) na frente e ligeiramente acima do item. Um refletor deve ficar oposto à luz principal e uma luz de destaque direcionada para o fundo.
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Tome cuidado com o fundo da foto
Um fundo de foto para venda de roupas pela internet deve ser limpo, profissional e destacar o produto de forma interessante. Nesse sentido, uma configuração que você pode experimentar consiste em tirar as fotos com um plano de fundo totalmente branco. Usando uma parede lisa ou um tecido longo estendido é possível fazer isso facilmente.
Também há a opção de mostrar a peça em um ambiente específico. Por exemplo, se você vende biquínis, uma praia ensolarada ao fundo ajuda os clientes a visualizar como eles ficarão em um contexto real. No entanto, seja cuidadoso e evite fotografar em um cenário cheio de coisas que tirem a atenção do cliente.
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Não se esqueça de editar as fotos
É normal que fotos tiradas de roupas para vender até mesmo em estúdios fotográficos precisem de alguns reajustes por meio de edição gráficas. Entretanto, é importante ressaltar que essas alterações devem manter o aspecto real das peças. Por exemplo, você pode substituir o cenário da imagem original por um fundo branco.
Também é possível melhorar o brilho, contraste e saturação para deixar as peças com cores realistas. Outras possibilidades são redimensionar tamanho, eliminar rugas, manchas, fiapos e outros pequenos defeitos. Na internet, estão disponíveis vários programas para fazer isso, como Photoshop, Canva, Gimp e outros.
Aproveite as dicas e saiba como vender roupas pela internet!
Vender roupa pela internet se trata de uma ótima oportunidade para pequenos e grandes empreendedores estabelecerem um negócio de sucesso. Afinal, a internet permite que seus produtos estejam disponíveis o tempo todo e possam ser comprados de diferentes lugares. Os custos de operação são menores do que em uma loja física.
No entanto, é essencial conhecer o público-alvo, concorrentes e bons fornecedores, assim como manter um estoque atualizado e oferecer um atendimento de qualidade. Também não podem faltar fotos e descrições profissionais das peças. Desse modo, com planejamento e dedicação é possível construir um e-commerce lucrativo.
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