Oi, tudo bem? Eu me chamo Ana Paula Mocelin, sou jornalista, gerente de comunicação e professora na Maximus Tecidos. Neste artigo você vai aprender como construir autoridade na internet para se destacar nas redes sociais e conseguir vender mais.
Se você levar estes ensinamentos a sério, colherá crescimento e reconhecimento. Aquilo que você faz e como você faz irá marcar as pessoas.
O nome disso? Efeito autoridade.
Muitas pessoas acham que na internet a autoridade tem a ver só com número de seguidores, mas não. Tem muito mais a ver com a forma com que você se posiciona.
COMO TER AUTORIDADE PARA VENDER MAIS NA INTERNET?
- O primeiro passo é estar nas redes sociais.
Criar sua conta nas principais plataformas de comunicação e saber como usá-las é essencial.
Até porque, hoje em dia o profissional que não usa as redes sociais para mostrar o seu trabalho, já deixa a desejar.
Os possíveis compradores do seu produto/serviço podem pensar: mas será que essa empresa é séria? será que esse profissional tem mais clientes? Será que não é enganação?
Além disso… quem não é visto, não é lembrado.
- Não basta estar nas redes sociais, é preciso se posicionar de forma intencional.
O conteúdo do seu perfil, a sua foto e seu atendimento precisam comunicar que você é boa no que faz, mas sem você precisar dizer com palavras. Isso irá te ajudar a construir autoridade.
- Entender para quem você deseja falar.
Você tem que ser uma autoridade para as pessoas certas. Para isso, você precisa conhecer seu público-alvo.
Conhecer aquelas pessoas que vão se identificar com você ou com o que você faz e vão querer te seguir, para depois comprar ou contratar o seu serviço.
Quanto mais você conhecer o seu público-alvo, mais assertivo vai ser o seu trabalho nas redes sociais. Você vai saber qual linguagem e qual tipo de conteúdo fazer.
Por exemplo, vamos supor que a maior parte das pessoas que fazem roupas com você são mulheres. Então a sua linguagem, os seus assuntos, os elementos que você vai usar nas suas postagens, vão ser voltados para o público feminino.
Se você trabalha com costura infantil, a sua comunicação vai ser voltada para pessoas que têm filhos ou convivem com crianças. Se você trabalha com costura pet, sua comunicação e criação de conteúdo vai ser voltada para quem tem ou gosta de animais de estimação.
Se você trabalha com moda evangélica, seu foco vai ser clientes cristãos.
São essas pessoas que vão chegar no seu perfil, se identificar e se conectar com você.
- Você precisa provar que é boa no que faz.
E como você faz isso? Compartilhando depoimentos (feedbacks) dos seus clientes. Ao perceber que tem pessoas que ficaram satisfeitas com o seu trabalho, quem está interessado no seu produto/serviço vai ter confiança em você.
COMO CONSEGUIR DEPOIMENTOS DE CLIENTES?
A minha dica é que depois de entregar o serviço ou produto, você se preocupe em fazer um bom pós-venda.
Entre em contato com o cliente pelo WhatsApp para agradecer a preferência e peça gentilmente se ele pode escrever um feedback sobre o seu serviço, porque a opinião dele é importante para você.
Se você tem o perfil no Google Meu Negócio, você pode mandar o link do seu perfil direto e pedir para a pessoa deixar o depoimento e avaliação ali.
Se a pessoa te der um feedback pelo Whats, você pede se pode tirar print para mostrar nas suas redes sociais. Se ela não quiser que o nome seja divulgado, é só fazer uma ediçãozinha e tampar.
Tenha o hábito de fazer um bom pós-venda para fortalecer o seu relacionamento com o cliente.
Se você fez uma roupa que a cliente te falou que é para uma ocasião importante, depois entre em contato e pergunte como foi o evento. Isso é mostrar que você se importa com a sua cliente, e não quer apenas vender.
Você também pode pedir para a cliente tirar uma foto usando a peça e te marcar nas redes sociais.
Outra sugestão, é colocar uma plaquinha no seu ateliê pedindo para os seus clientes marcarem você nas redes sociais. Você também pode fazer um cartãozinho para colocar junto com a encomenda.
O que te ajuda a marcar as pessoas é encantá-las!
Faça mais do que seu cliente espera. Seja em um atendimento personalizado, com um espaço no seu ateliê com cafézinho, balinha… Seja na sua entrega, uma sacola bonita, um cheirinho. Isso vai gerar feedbacks genuínos.
Aqui eu estou falando de fazer a mais do que esperado, mas vale lembrar que o esperado já precisa ser muito bom. Seu serviço e o seu atendimento precisam ser bons.
Caso contrário, não adianta estratégia de marketing e de redes sociais. Seus clientes não vão te indicar, e na verdade não vão nem voltar.
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Para te ajudar a divulgar melhor o seu trabalho e fazer vendas na internet, eu e a Maximus Tecidos lançamos o curso Influenciadora da Costura.
A proposta do curso não é passar receitas prontas para você seguir e criar um padrão em que todo mundo faz o mesmo. Até porque isso não vai te diferenciar na hora das pessoas escolherem o seu trabalho.
No curso Influenciadora da Costura você aprende a mexer nas ferramentas que as redes sociais oferecem e aprende como se posicionar de forma estratégica para divulgar o seu trabalho e atrair mais clientes.
O curso te oferece vários recursos e conhecimentos para você experimentar e adaptar para o seu nicho de trabalho.
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Fica a dica, beijo!