Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Conheça a elegância dos tecidos de jacquard e brocados

Oi, gente! Eu sou a Camila Nishida e o post de hoje é sobre dois tipos de tecidos muito nobres: jacquard e brocados.

Muita gente acha que Jacquard e Brocados são a mesma coisa, mas não são. Eles até tem algumas características em comum, mas são diferentes e nesse post eu vou explicar o porquê.

Se preferir, você pode dar o play e acompanhar este post por este vídeo que eu preparei:

Confira todas as opções de jacquard e brocados no site da Maximus Tecidos!

A HISTÓRIA DO JACQUARD

Esse tecido foi criado por Joseph Marie Jacquard, em 1804, sabe onde? Lá mesmo, en France, na França, berço de tantos tecidos nobres que permeiam o mundo da moda até os dias atuais. 

Joseph Marie Jacquard / Foto: Pinterest

Filho de tecelões, Joseph cresceu em meio a tecelagem, trabalhando com os pais. Uma das funções dele era alimentar os teares com novelos de linhas coloridas para formar os desenho que estavam sendo criados no tecido. O que era uma tarefa monótona, totalmente manual e demorada. 

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Com o tempo, Joseph percebeu que a sequência das linhas, das cores, seguia sempre um padrão e, diante disso, ele construiu um tear automático que lia os cartões onde eram registrados essa sequência, e executava essa operação de forma totalmente automatizada, de acordo com a sequência programada. Essa invenção foi um marco na indústria têxtil e consequentemente, na moda.

Basicamente, esse tear faz com que os desenhos do jacquard sejam formados através de um entrelaçamento de fios na própria trama do tecido. Os desenhos do jaquard não são bordados, muito menos estampados. É o próprio tecido que forma as padronagens pelos fios entrelaçados, é esse processo que faz o jacquard ter a característica tão marcante do alto relevo.

Só com essas informações vocês já conseguem entender porque o jacquard normalmente tem um valor mais agregado.

Tecido jacquard da Maximus Tecidos

AS VARIAÇÕES DO TECIDO JACQUARD

Agora que a gente já entendeu como funciona o processo de tecelagem do jacquard, fica simples entender também que ele pode ter várias bases diferentes. O jacquard como tecido plano normalmente não tem elastano. Já o jacquard de malha, daí sim, tem esse componente.

Tecido jacquard da Maximus Tecidos

De todas as variações o jacquard de malha é, digamos assim, o mais popular de todos. Mais popular não significa ruim. Apenas que ele é mais comum mesmo, o valor costuma ser mais acessível e ele é facilmente usado na modinha do dia a dia em peças como vestidos e saias. Como toda malha é super versátil e confortável por causa da elasticidade.

Tecido jacquard de malha da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest

Já o jacquard tradicional, em tecido plano, é um tecido muito nobre, fino e elegante! Usado pelas principais marcas de luxo no mundo todo, rouba a atenção sempre que aparece na passarela, porque além de tudo, é um tecido imponente.

Nos vestidos de festa o Jacquard é usado principalmente em modelos amplos, com volume, porque ele é um tecido muito estruturado. E nesse sentido, o forro ideal pro jacquard é o tafetá sevilha, que é tão estruturado quanto ele e vai segurar bem toda essa suntuosidade.

O jacquard também é um tecido muito nobre usado na alfaiataria. Como ele tem muita estrutura, ele é maravilhoso para blazers, calças e outras peças de alfaiataria, que seguem essa base de corte reto, tanto feminino, quanto masculino.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

O TECIDO BROCADO

Os tecidos brocados também são um luxo, são nobres e também tem esse aspecto de alto relevo, de tecido trabalhado. Mas sabe por quê? Porque os detalhes do brocado vem por cima da base dele. É como se fossem adicionados bordados em cima da trama do tecido! 

Tecido jacquard brocado da Maximus Tecidos

Diferente do jacquard, que forma os desenhos na própria trama, através do entrelaçamento dos fios no processo da tecelagem, o brocado ganha esses detalhes dos bordados em cima da trama padrão. Essa técnica é conhecida como “trama suplementar”. Suplementar significa acrescentar, adicionar. Essa técnica faz com que pareça que na verdade o tecido foi todo bordado, e é isso que dá ao brocado as características em alto relevo.

Então, diante dessas explicações, nós realizamos o que é um “jacquard brocado”, que é o tecido com a trama do jacquard e ainda sobreposto com os fios bordados, que é o que caracteriza o brocado. Por isso, nem todo jacquard é brocado. As vezes, ele é “só jacquard”.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

A HISTÓRIA DO TECIDO BROCADO

Agora um pouquinho de história: o brocado surgiu na China e originalmente tinha a base de seda e era bordado com fios de ouro e prata e pedras preciosas. Só com essas informações você consegue imaginar quem usava esse tipo de tecido né? Conta a história, que esse passou a ser o tecido oficial da roupas dos Imperadores Chineses e mais tarde das famílias reais em muitos outros continentes.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

O auge do brocado no mundo foi durante o Império Bizantino, que é uma época da história realmente bastante marcada por roupas ostensivas e luxuosas.  Hoje, é claro que os tecidos brocados são feito de outros componentes, não mais de fios de seda e ouro, e nós encontramos tecidos brocados dos mais simples e populares, aos mais luxuosos. 

QUAIS PEÇAS FAZER COM JACQUARD E BROCADOS

Os tecidos brocados podem variar um pouco a base, a trama. Mas normalmente são tecidos estruturados e podem ser usados nas peças que o próprio jacquard, como: vestidos e saias luxuosas e com volume e peças finas de alfaiataria.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Quando falamos de uma produção, peças de jacquard e brocados por si só carregam o look, eles são tecidos tão elegantes que merecem ser a estrela de produção. Então se você vai usar um desses dois tecidos para confeccionar um vestido de festa por exemplo, cuidado para não misturar muitas texturas, como rendas e tecidos estampados numa única roupa, para não ficar muita informação e acabar desvalorizando esse tecido que é tão lindo e tão elegante por si só.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Clique aqui para ver todas as opções de jacquard e brocados no site da Maximus Tecidos!

Eu espero que você tenha gostado desse conteúdo! Se gostou, comenta aqui embaixo pra eu saber, curta e compartilha com alguém que você acha que também vai gostar! Aproveita, se inscreve no canal da Maximus Tecidos no YouTube (clique aqui!) para ser avisada em primeira mão sempre que um vídeo como esse for pro ar e segue a gente nas redes sociais: @caminishida e @maximustecidos.

Um beijo e até a próxima!

Assuntos Relacionados

Comentários

7 respostas

  1. Ótimas informações sobre o tecido completando com o enriquecimento de história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *