Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Contorno com pedrarias: Torçado com miçangas

Existem algumas técnicas criativas para dar uma nova cara aquela roupa que já está há um tempo esquecida, ou até mesmo personalizar peças básicas, para uso próprio ou para colocar à venda no seu empreendimento.

Aqui iremos mostrar como fazer um contorno com pedrarias, que pode ser aplicada em qualquer tipo de roupa. Dando um ar mais divertido e original. Esta tendência de personalização de peças do vestuário, têm ganhado muito espaço nos últimos anos.

Aqui na Maximus, você pode contar com diversas técnicas criativas, incluindo a de contorno com pedrarias: torçado com miçangas. E ainda poderá encontrar na Maximus Escola de Moda, diversos outros cursos do seu interesse.

Técnicas de como fazer um contorno de pedrarias

A aplicação das pedrarias devem seguir algumas dicas, para que o serviço fique bem feito e valorize bem a peça. Primeira dica é em relação às agulhas: Se for costurar à mão, pode utilizar qualquer uma. Desde que tenham uma ponta, pois é preciso furar o tecido.

Se for trabalhar usando uma máquina de costura, o ideal é que a agulha seja do número 14/90. Elas são ideais para costuras com pedrarias, paetês e outros materiais.

Lembrando que, quanto melhor for a qualidade do material, melhor será o resultado final.

A seguir, acompanhe o passo a passo de como fazer um contorno com pedrarias.

Passo 1: Comece fazendo o desenho que será aplicado na peça, pode ser qualquer desenho, é bom que ele acompanhe as curvas do torso de quem vai vestir. As pedrarias podem ser da cor que preferir, desde uma cor que realce na peça ou até da mesma cor. Fica ao seu critério.

Passo 2: Importante que a linha seja da mesma cor da pedraria, ou transparente. Para que fique bom o efeito na aplicação.

Passo 3: A fixação da primeira pedraria deve ser bem feita, para não comprometer todo o restante do serviço. A partir disso, você já poderá dar sequência ao trabalho. Para um melhor resultado, é indicado fixar com um nó toda pedraria aplicada, o que requer mais tempo.

Observação: Se preferir aplicar as pedrarias mais rapidamente, não precisa colocar um nó entre elas. É só passar a agulha, e ir fixando as carreiras. Entretanto, esse método não é seguro. Seu trabalho pode ser desfeito na primeira lavagem ou com qualquer atrito na peça.

Passo 4: De como fazer um contorno de pedrarias, é sua finalização. Ao terminar de colocar todas as pedrarias, basta se certificar que está tudo bem fixado, se o desenho final está bem feito, se o contorno acompanha o desenho e o torso. 

E finaliza cortando as pontas das linhas que ficaram sobressalentes na parte do avesso, para que não incomodem na utilização da peça.

Observação: Para fixar melhor as pedrarias, vale utilizar linhas de nylon (próprias para costura), ou linhas de costura de boa qualidade. No caso das linhas, sempre têm que ser duas, para evitar ao máximo que ela rompa. Danificando todo o trabalho.

Como é um trabalho muito demorado e tem um certo grau de dificuldade. Vale a pena investir em materiais mais nobres para a confecção de uma peça de roupa. Essas aplicações ficam ótimas em roupas do dia a dia, mas ficam incríveis em roupas para festas e comemorações. O retorno financeiro é garantido!

No curso Arte do Bordado à Mão, você pode aprender ou se especializar mais sobre contorno com pedrarias. Ou em tantas outras opções ofertadas na Maximus Escola de Moda, certamente encontrará algum que te agrade mais.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *