Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aprenda Como Cortar Tecidos Finos

Para todos os iniciantes no mundo da costura, sempre quando estiver trabalhando com tecidos finos, perceberá que é um material que, na maioria das vezes, desliza muito, o que pode ser um problema, na hora de manusear uma tesoura. Confira Cortar tecidos finos.

Por esse motivo, aprender a cortar tecidos finos é tão importante, além de não correr risco de picotar a peça, também será mais fácil na preservação do tecido, já que panos finos são mais delicados e frágeis. 

Antes de aprender a cortar tecidos finos, atente-se na tesoura, veja se o corte está bom, porque uma tesoura cega consegue destruir qualquer tipo de tecido. Agora que já afiou a tesoura, aprenda o passo a passo para cortar tecidos finos

1° passo

Para cortar tecidos finos, o mais indicado é que os moldes já estejam com as margens de costura! Muitos estilistas orientam a colocar um papel de seda, abaixo do tecido que será trabalhado, porque desta maneira não corre o risco de começar a deslizar por toda a mesa. 

Caso os pedaços de papel seda não sejam grandes o suficiente, utilize uma fita para uni-los, o importante é que seja maior do que o tecido que será trabalhado. 

Faça margens no papel de seda para orientá-lo. Na hora de cortar tecidos finos, sempre coloque a parte brilhante para cima, dessa forma, não corre o risco de o tecido começar a andar sobre o papel. Outra dica, deixe sempre a parte escorregadia do papel de seda para baixo.

2° Passo 

Alinhe o tecido fino com o papel de seda, sempre respeitando as marcações que você tinha feito, assim não estrague o pano e não terá riscos de começar a deslizar sobre a mesa! 

Depois de esticar bem, coloque pesinhos ao redor de todo o tecido, quanto mais melhor, logo você entenderá o motivo. 

Não esqueça de tirar as bolhas do pano, alisando-o bem. 

Os pezinhos servem como apoio, impedirá que, na hora de cortar tecidos finos, você passe a raiva com o pano escorregando de um lado e do outro. É por esse motivo também que usar os materiais certos é indispensável. 

3° Passo

Após estruturar o tecido, coloque o molde que você fez, já com as margens para costura, em cima do pano fino e comece a estudá-los, antes de pegar a tesoura e sair cortando. 

Não invente de alinhar o molde no meio do tecido, use o final da mesa como início, sempre dando um espaço maior para a margem de costura. É melhor sobrar tecido, na hora de usar a tesoura, do que faltar e acabar cortando o pano.

Lembre também que na costura, quando se trabalha com tecidos de qualidade, nada se perde. Todo pano pode ser reaproveitado na criação de novas peças de roupa!  

Depois de fazer todas as medições, prenda o molde nas três camadas com alfinetes longos, se quiser ter mais estabilidade, pode colocar um peso para auxiliá-la na hora do corte. 

Agora é só sair cortando!

Conclusões finais

Cortar tecidos finos é uma das dúvidas de todo iniciante no mundo da costura. Para ter uma peça de excelente acabamento, seguir corretamente todos os passos é indispensável. 

Por esse motivo, investir em conhecimento é o único caminho para aprender mais sobre a criação de peças. Se você sonha em costurar, conheça o curso Gente que Ama Costurar com Idineia Merci! 

Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *