fbpx

Corte e costura em roupas de praia


5
5 points

Você que já atua há muito tempo no ramo da costura, e fica sempre no básico, está a fim de inovar em seu trabalho, quer conhecer um pouco mais sobre biquínis e maiôs? Acompanhe esse artigo e aprenda um pouco sobre o corte e costura em roupas de praia.

Conhecendo um pouco da história da roupa de praia

Até o fim do séc. XVIII, era utilizado roupas intimas para nadar, pois ainda não havia a necessidade de utilizar trajes próprios para essa atividade. Com a chegada do turismo e as roupas de banho, as roupas de praia começaram a se adaptar até chegar nos moldes que nós conhecemos hoje.

Passando por várias modificações e inúmeras condenações dentro da nossa sociedade, hoje os trajes de praia e piscina mais tradicionais que temos é o biquíni e a sunga.

Veja agora algumas dicas para você fazer a confecção de maiôs e biquíni

  • Máquina de costura

É possível confeccionar esse tipo de roupa e fazer um excelente corte e costura em roupas de praia com qualquer máquina reta doméstica, porém é necessário que ela possua a função de ponto zigue-zague.

  • Agulha

A agulha indicada é a ponta bola, pois essa é própria para ser utilizada em tecidos elásticos, malhas e rendas, atuando de uma forma mais suave sob o tecido, não arriscando puxar o fio. Agulha dupla 3mm atua como a máquina galoneira, cumprindo o acabamento das peças.

  • Elástico

Para você conseguir medir qual será o tamanho do elástico que será usado, é necessário dividir a circunferência das pernas e da cintura por quatro, e o resultado você multiplica por três.

Por exemplo: 70cm de cintura dividido por 4=17,5cm. Os 17,5cm vezes 3 dá 52,5cm. Sendo assim à medida que será do elástico é de 52,5cm. O melhor tipo de elástico para esse tipo de costura é o “chato”, com uma espessura mediana.

  • Fios

Os fios mais indicados para corte e costura em roupas de praia são os de poliéster e nylon. Se for utilizar a máquina de overlock, é necessário um fio específico para confeccionar a roupa de praia.

  • Tecidos

É indicado material de elastano para confeccionar roupas de praia, já para fazer o forro do biquíni é melhor tecidos com poliamida.

Confira todos os tecidos disponíveis no site da Maximus Tecidos aqui!

  • Corte e Costura em roupas de praia

Sob o tecido virado com o lado correto da peça de roupa, corte o molde, caso você corte o molde sem o tecido está do lado correto, pode alterar o resultado da confecção da sua peça.

Antes de começar a costurar a sua roupa de praia, faça um teste com o tecido, verificando qual direção possui maior elasticidade, ela servirá como base para posicionar a peça em relação ao corte. Por exemplo: A parte que envolve a cintura é, naturalmente, mais esticada ao ser usada.

Em lojas especializadas para corte e costura em roupas de praia você consegue comprar vieses pontos nas estampas ou cores de sua preferência. Algumas lojas possuem sutiãs com medidas exatas para que você passe o aro, dando uma maior sustentação no seio.

Curiosidade sobre o biquíni

O biquíni que nós conhecemos hoje, composto pela parte de cima (sutiã) e a parte de baixo (calcinha) foi usado pela primeira vez na década de 50, com a alta do cinema, o biquíni se tornou a sensação das telonas, atraindo um alto número de público.

A primeira mulher que se atreveu a fazer uso dos biquínis fora do set de filmagem, foi ninguém mais do que Brigitte

Bardot, na França, uma praia chamada Cannes, e já veio para arrasar com a sociedade daquela época, usando um biquíni modelo tomara que caia


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

5
5 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
12
Amei
Incrível Incrível
3
Incrível
O Melhor O Melhor
4
O Melhor
Maximus Tecidos

A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.