Você que já atua há muito tempo no ramo da costura, e fica sempre no básico, está a fim de inovar em seu trabalho, quer conhecer um pouco mais sobre biquínis e maiôs? Acompanhe esse artigo e aprenda um pouco sobre o corte e costura em roupas de praia.
Até o fim do séc. XVIII, era utilizado roupas intimas para nadar, pois ainda não havia a necessidade de utilizar trajes próprios para essa atividade. Com a chegada do turismo e as roupas de banho, as roupas de praia começaram a se adaptar até chegar nos moldes que nós conhecemos hoje.
Passando por várias modificações e inúmeras condenações dentro da nossa sociedade, hoje os trajes de praia e piscina mais tradicionais que temos é o biquíni e a sunga.
Veja agora algumas dicas para você fazer a confecção de maiôs e biquíni
É possível confeccionar esse tipo de roupa e fazer um excelente corte e costura em roupas de praia com qualquer máquina reta doméstica, porém é necessário que ela possua a função de ponto zigue-zague.
A agulha indicada é a ponta bola, pois essa é própria para ser utilizada em tecidos elásticos, malhas e rendas, atuando de uma forma mais suave sob o tecido, não arriscando puxar o fio. Agulha dupla 3mm atua como a máquina galoneira, cumprindo o acabamento das peças.
Para você conseguir medir qual será o tamanho do elástico que será usado, é necessário dividir a circunferência das pernas e da cintura por quatro, e o resultado você multiplica por três.
Por exemplo: 70cm de cintura dividido por 4=17,5cm. Os 17,5cm vezes 3 dá 52,5cm. Sendo assim à medida que será do elástico é de 52,5cm. O melhor tipo de elástico para esse tipo de costura é o “chato”, com uma espessura mediana.
Os fios mais indicados para corte e costura em roupas de praia são os de poliéster e nylon. Se for utilizar a máquina de overlock, é necessário um fio específico para confeccionar a roupa de praia.
É indicado material de elastano para confeccionar roupas de praia, já para fazer o forro do biquíni é melhor tecidos com poliamida.
Confira todos os tecidos disponíveis no site da Maximus Tecidos aqui!
Sob o tecido virado com o lado correto da peça de roupa, corte o molde, caso você corte o molde sem o tecido está do lado correto, pode alterar o resultado da confecção da sua peça.
Antes de começar a costurar a sua roupa de praia, faça um teste com o tecido, verificando qual direção possui maior elasticidade, ela servirá como base para posicionar a peça em relação ao corte. Por exemplo: A parte que envolve a cintura é, naturalmente, mais esticada ao ser usada.
Em lojas especializadas para corte e costura em roupas de praia você consegue comprar vieses pontos nas estampas ou cores de sua preferência. Algumas lojas possuem sutiãs com medidas exatas para que você passe o aro, dando uma maior sustentação no seio.
O biquíni que nós conhecemos hoje, composto pela parte de cima (sutiã) e a parte de baixo (calcinha) foi usado pela primeira vez na década de 50, com a alta do cinema, o biquíni se tornou a sensação das telonas, atraindo um alto número de público.
A primeira mulher que se atreveu a fazer uso dos biquínis fora do set de filmagem, foi ninguém mais do que Brigitte
Bardot, na França, uma praia chamada Cannes, e já veio para arrasar com a sociedade daquela época, usando um biquíni modelo tomara que caia
Se você já costura há algum tempo ou está começando agora, sabe que escolher o…
Quer conhecer de perto todas as aulas e peças que serão ensinadas no Novo Curso…
Se você costura em casa ou trabalha profissionalmente com roupas e consertos, sabe o quanto…
Se você ama crochê ou tem vontade de aprender, este episódio da Rádio da Costureira…
Você já imaginou aprender a costurar do zero, com aulas simples, práticas e muito bem…
Olá, meu nome é Viviane Alves, sou costureira profissional há quase 15 anos e apaixonada…
View Comments
Amo 💖 costurar
✅ Conheça os Cursos da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos. Já são mais de 11 mil alunas(os) reaprendendo a arte de fazer a moda com as próprias mãos: 👉 https://space.hotmart.com/maximustecidos