Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

COSTURA FRANCESA: PASSO A PASSO COMPLETO PARA INICIANTES

A costura francesa parece ter sido um pouco esquecida na era das sergers acessíveis. Eles são uma ótima maneira de arrumar tecidos leves e/ou transparentes sem usar uma máquina de overloque ou ponto. Tudo que precisa é de um ponto reto e um ferro.

As costuras francesas são particularmente adequadas para tecidos transparentes, como organza. Uma costura de overlock translúcida que é visível do lado de fora não seria tão agradável. É por isso que as bordas cruas ficam “escondidas” em uma costura francesa.

Além disso, chulear alguns tecidos com máquina de overlock não é aconselhável porque os tecidos são muito finos ou tendem a desfiar muito.

Onde costurar a costura francesa?

A costura francesa pode ser usada em quase qualquer costura onde dois pedaços de tecido são costurados.

Então costuras laterais, costuras de ombros, costuras de braços, é possível costurar todas essas costuras super bem com essa costura e depois ter um acabamento interno de alta qualidade de sua roupa!

As curvas, por outro lado, são bastante difíceis de costurar. Curvas leves são boas, mas desaconselhamos a costura francesa para curvas, como uma cava.

Quais tecidos são adequados para costurar a costura francesa?

A costura francesa é particularmente ótima para tecidos finos, como blusas ou vestidos. Também é perfeito para tecidos semitransparentes porque você não consegue ver através das bordas da costura acabada.

O mais recomendado é que evite costuras francesas com tecidos mais grossos, caso contrário, eles são simplesmente muito grossos e podem ser volumosos.

As costuras francesas são as mesmas que as dobras?

Parece semelhante, é verdade. As pregas de alfinetes são costuradas no lado direito do tecido. Assim medido, costurado da direita e depois dobrado em uma direção e costurado.

As pregas de alfinetes costumam ser usadas no decote das blusas, onde ajudam a regular a largura e, assim, melhorar o caimento. Costuras francesas são frequentemente encontradas nas mangas de blusas feitas de tecidos delicados e translúcidos.

Mas mesmo com tecidos de malha, uma costura tão perfeita é excelente! Basta pensar em grandes cardigãs onde você não vê mais nenhuma costura esvoaçante!

Para que serve uma costura francesa?

É usado onde as bordas abertas podem atrapalhar ou se destacar, por exemplo, nas costuras laterais de blusas e túnicas finas.

Mesmo com lenços e laços costurados em uma camada, você consegue esconder com estilo qualquer peça de roupa se costurá-la com uma costura francesa.

Instruções: Costure costuras francesas com muita facilidade

Em geral, as costuras francesas são adequadas para costuras retas e curvas. Se você está tentando este tipo de processamento pela primeira vez, deve começar com um ponto em linha reta.

Coloque as peças do molde umas sobre as outras, com os lados errados juntos. Sim, você leu certo: o lado direito do tecido, que possa ver claramente pelo padrão, deve apontar para fora em ambas as partes.

Isso contradiz o pensamento “normal”, no qual o tecido é sempre colocado com os lados certos juntos para que as costuras fiquem para dentro.

Subtraia 0,5 cm da sua margem de costura e feche a costura do lado direito, ou seja, do lado de fora.

Agora coloque as camadas lado direito juntos. Passe a costura para que haja uma quebra ou uma borda. Vire as camadas para o lado certo novamente. A margem de costura aponta para fora – agora é cortada para cerca de 0,3 cm.

Em qualquer caso, a margem de costura restante deve ser inferior a 0,5 cm. É melhor usar tesouras pequenas que lhe dão mais controle. E agora é só costurar novamente.

Para aprender não só a costura francesa, mas outros estilos, confira o curso Gente que Ama Costurar com Idineia Merci e mude sua forma de costura com a melhor do país.

Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *