Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Costura-infantil-Francesa---03

Costura infantil Francesa

A costura infantil francesa é aquela que se encerra na margem da costura, na parte interior de uma peça que foi costurada.

Essa técnica é utilizada de maneira que nenhum tipo de borda fique visível, diminuindo as necessidades de ter que fazer algum tipo de acabamento.

É muito comum que a costura infantil francesa seja utilizada nessas peças justamente por serem tecidos mais delicados, finos e transparentes, com o objetivo de que essa costura se misture com o tecido.

Se você deseja entender mais sobre o assunto e aprender a fazer esse tipo de costura, confira as informações que trouxemos a seguir:

Como essa costura infantil francesa é utilizada?

Como dissemos, a costura infantil francesa é muito utilizada em tecido mais finos e transparentes, onde no lugar de ter que precisar colocar um ponto em daria ou ziguezague, você faça esse tipo de costura, para deixar a peça mais bonita visualmente.

Em peças infantis, pode ser utilizado principalmente para que não fique uma grande quantidade de linhas visíveis na parte de trás do tecido, deixando a peça com aspecto de mal acabado.

Essa técnica de costura infantil francesa é mais utilizada em uma costura reta. É bem mais complexo utilizar esse método em costuras curvas, mas, caso você queira, poderá ser feito usando margens de costuras menores.

O ideal é sempre contar com um pedaço de tecido antes de tentar fazer a costura infantil francesa na peça que você deseja vender, para treinar e ter mais experiência.

Como funciona essa técnica?

Antes mesmo de aprender a fazer a costura infantil francesa, é interessante entender uma questão: essa técnica requer um pouco mais de tempo do que outras, principalmente por precisar que duas costuras sejam feitas.

Além disso, você também vai precisar deixar uma pequena margem como sobra do tecido, sendo cerca de 1,5 cm para fazer essas duas costuras, usando 5 mm para fazer a primeira e 1 cm para fazer a segunda.

Depois de entender esses pontos, aí sim você poderá começar a costura.

Quais materiais utilizados?

Para fazer a costura infantil francesa, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Agulha
  • Linha
  • Alfinetes
  • Tecido
  • Molde da peça que vai costurar
  • Tesoura para cortar
  • Ferro para passar
  • Máquina para costura.

A costura infantil francesa também pode ser feita à mão, mas o passo a passo que trouxemos a seguir é para ser feito em máquina.

Como fazer a costura?

Para fazer a costura infantil, você deve seguir alguns passos. Confira a seguir:

1 – Primeiro, você precisa posicionar os lados acessos do tecido para fazer a costura com a costura comum, unindo-se os tecidos com lado direito com direito. Faça a costura com 0,5 cm de margem.

2 – Com a ajuda do ferro de passar, você deverá pressionar as costuras já fechadas e depois a aberta.

3 – Feito isso, regiões a costura, deixando uma margem de 2 mm. Feito isso, vire o tecido que está costurado, e deixe o lado direito com direito. Faça outra costura deixando 0,5 cm de margem ao lado da costura que foi feita.

4 – Com o ferro de passar, pressione na direção horizontal, fazendo com que a linha da costura se forme e fique localizada por toda a borda do tecido. Caso haja necessidade, use alfinetes para te ajudar nesse momento.

costura infantil francesa

Por que usar essa técnica?

A técnica de costura infantil francesa, como dissemos, é muito utilizada principalmente para costurar tecidos finos e transparentes, além de camisas femininas, vestidos infantis e muito mais.

Essa costura fica mais delicada do que outros métodos, como o overclock, por exemplo, que é bem utilizado em tecidos que desfiam.

Você pode optar pela costura infantil francesa para trazer um visual ainda melhor para as suas peças, deixando mais qualidade e sem precisar de muitos materiais inacessíveis.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *