A malha é composta por fios têxteis, que são ajustados sempre na horizontal, na mesma direção, contendo elasticidade superior, se comparado aos tecidos planos, e são bastante usados em peças despojadas e confortáveis.
Por isso, veja abaixo dicas de como você pode costurar malha, de maneira prática e simples.
Confira 5 maneiras de como costurar malha
- Preparando a malha
Ao costurar malha, abra ela em uma mesa e tente fazer algumas ondas ou dobras, para deixá-la bem solta. Para que a tensão dos fios seja solta facilmente, deixe-a descansando por até 12h.
Porém atenção: Tente reparar a porcentagem de algodão na composição da malha, pois ela terá um maior risco de encolher depois de lavar.
- Alongamento e elasticidade
Faça o cálculo da flexibilidade do tecido, conforme com o que exige o molde.
- Agulhas
Para costurar a malha, a melhor agulha pode ser do modelo “ponta bola”. Ela possui a extremidade circular, que consegue atravessar a trama do material, sem que suas fibras sejam cortadas.
- Corte
Caso os fios não estejam precisamente paralelos à ourela, a peça vai ficar no com a costura desalinhada no corpo. Portanto, alinhe perfeitamente o tecido, para cortar sem erros.
- Costura
Para costurar tecidos comuns, o ponto reto não funcionará com a malha, já que ele não consegue esticar juntamente ao tecido.
Por isso, realize o teste em um retalho, para fazer o ajuste do tamanho e a tensão da linha, e a largura e comprimento do ponto.
Confira abaixo algumas maneiras de costurar malha:
- Pontos zig zag
Tente fazer um zig zag estreito e curto. Ao mudar de largura e tamanho do ponto, é possível finalizar uma peça completa apenas com ele, especialmente, pregar elásticos.
- Ponto elástico
Praticamente é uma combinação dos pontos retos com zig zag
- Ponto elástico triplo
Na realidade, ele faz a alternação entre um ponto reto para frente e para trás, e ao costurar malha consegue reforçá-la mais.
- Zig zag de 3 pontos
Este modelo é perfeito, e serve para colocar elásticos.
- Pontos Chuleados
Imita o ponto da máquina de overlock, para costurar a malha, e dar acabamentos. Em sua borda, geralmente se formam alguns babados no tecido.
Caso isso aconteça, mude o comprimento na tensão da linha e o ponto, para que a costura fique igual. Você precisará fazer ainda o ajuste da margem na costura, para estar do comprimento de seu ponto.
- Pontos elásticos triplos com agulhas duplas
Este ponto consegue imitar a costura da galoneira – uma costura dupla que pode aparecer em uma barra de peça industrializada.
É importante ao costurar malha não esticá-la! Apenas vá guiando com as mãos para o caminho certo.
Quando for juntar as partes, vale alfinetar para deixar tudo no lugar, e as malhas não escorregarem no momento de trabalhá-las na máquina. Nas curvas, utilize mais alinhaves ou alfinetes, por exemplo.
Conforme estiver costurando, vá batendo as costuras à ferro. Porém cuidado: Somente faça a pressão do ferro, e tenha bastante cautela em malhas sintéticas.
Para uma malha que não desfia, pode-se apenas cortar no meio da sobra costurada. Caso desfie, faça a costura de um zig zag na borda.
E você, quer aprender a costurar malha e ser um profissional em modelismo? Conheça o curso de modelagem profissional de malhas! Que te ensina tudo sobre modelar as principais peças de malha, com a melhor profissional do mercado.
Com aulas totalmente online, você aprenderá tudo sobre esta área, de forma fácil! Confira mais no link!
Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.