Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

5 Maneiras De Como Costurar Malha

A malha é composta por fios têxteis, que são ajustados sempre na horizontal, na mesma direção, contendo elasticidade superior, se comparado aos tecidos planos, e são bastante usados em peças despojadas e confortáveis.

Por isso, veja abaixo dicas de como você pode costurar malha, de maneira prática e simples. 

Confira 5 maneiras de como costurar malha

  • Preparando a malha

Ao costurar malha, abra ela em uma mesa e tente fazer algumas ondas ou dobras, para deixá-la bem solta. Para que a tensão dos fios seja solta facilmente, deixe-a descansando por até 12h. 

Porém atenção: Tente reparar a porcentagem de algodão na composição da malha, pois ela terá um maior risco de encolher depois de lavar. 

  • Alongamento e elasticidade

Faça o cálculo da flexibilidade do tecido, conforme com o que exige o molde.

  • Agulhas

Para costurar a malha, a melhor agulha pode ser do modelo “ponta bola”. Ela possui a extremidade circular, que consegue atravessar a trama do material, sem que suas fibras sejam cortadas.

  • Corte

Caso os fios não estejam precisamente paralelos à ourela, a peça vai ficar no com a costura desalinhada no corpo. Portanto, alinhe perfeitamente o tecido, para cortar sem erros. 

  • Costura

Para costurar tecidos comuns, o ponto reto não funcionará com a malha, já que ele não consegue esticar juntamente ao tecido.

Por isso, realize o teste em um retalho, para fazer o ajuste do tamanho e a tensão da linha, e a largura e comprimento do ponto. 

Confira abaixo algumas maneiras de costurar malha:

  • Pontos zig zag

Tente fazer um zig zag estreito e curto. Ao mudar de largura e tamanho do ponto, é possível finalizar uma peça completa apenas com ele, especialmente, pregar elásticos.

  • Ponto elástico

Praticamente é uma combinação dos pontos retos com zig zag

  • Ponto elástico triplo

Na realidade, ele faz a alternação entre um ponto reto para frente e para trás, e ao costurar malha consegue reforçá-la mais. 

  • Zig zag de 3 pontos

Este modelo é perfeito, e serve para colocar elásticos.

  • Pontos Chuleados

Imita o ponto da máquina de overlock, para costurar a malha, e dar acabamentos. Em sua borda, geralmente se formam alguns babados no tecido. 

Caso isso aconteça, mude o comprimento na tensão da linha e o ponto, para que a costura fique igual. Você precisará fazer ainda o ajuste da margem na costura, para estar do comprimento de seu ponto.

  • Pontos elásticos triplos com agulhas duplas

Este ponto consegue imitar a costura da galoneira – uma costura dupla que pode aparecer em uma barra de peça industrializada.
É importante ao costurar malha não esticá-la! Apenas vá guiando com as mãos para o caminho certo.

Quando for juntar as partes, vale alfinetar para deixar tudo no lugar, e as malhas não escorregarem no momento de trabalhá-las na máquina. Nas curvas, utilize mais alinhaves ou alfinetes, por exemplo.

Conforme estiver costurando, vá batendo as costuras à ferro. Porém cuidado: Somente faça a pressão do ferro, e tenha bastante cautela em malhas sintéticas. 

Para uma malha que não desfia, pode-se apenas cortar no meio da sobra costurada. Caso desfie, faça a costura de um zig zag na borda.

E você, quer aprender a costurar malha e ser um profissional em modelismo? Conheça o curso de modelagem profissional de malhas! Que te ensina tudo sobre modelar as principais peças de malha, com a melhor profissional do mercado.

Com aulas totalmente online, você aprenderá tudo sobre esta área, de forma fácil! Confira mais no link!

Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *