Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

COMO COSTURAR NA MÁQUINA: DICAS ESSENCIAIS PARA INICIANTES

A coisa mais importante que os iniciantes precisam aprender é costurar na máquina de costura corretamente e, acima de tudo, escolher qual é o modelo ideal para a produção de seus projetos. Sem este, torna-se difícil lidar com grandes peças ou tecidos complicados de manusear.

Existem várias máquinas de costura diferentes e é difícil, especialmente para iniciantes, ter uma visão geral de todos os modelos de máquinas de costura.  A primeira coisa a esclarecer é:  o que você quer costurar? Dependendo do tipo e do equipamento, uma máquina de costura é mais indicada que outra.

Costurar na máquina: o que iniciantes precisam saber?

Aprender a costurar é um dos melhores hobbies de todos os tempos! Não há limites para sua criatividade. Trabalhar com tecidos é muito divertido e a alegria de uma peça de costura feita por você mesmo pode ser enorme.

Neste artigo, gostaria de dar algumas dicas para iniciantes em costura para que costurar na máquina seja muito mais prático e eficaz.

Tesouras, alfinetes, canetas e companhia:

Além da máquina de costura, indispensável para costurar e aprender a costurar, você precisa de outros acessórios. Certifique-se de usar a linha certa, o mais comum é a linha universal.

A tesoura de tecido deve ser usada apenas para cortar tecido. Não os tome por papel, isso os tornará maçantes. Você também precisará de uma fita métrica e uma régua para medir os comprimentos do tecido e as medidas do corpo.

Giz marcador ou canetas marcadoras são adequadas para marcação no tecido. Existem até canetas especiais que se dissolvem sozinhas, não deixando marcas inestéticas no tecido.

As camadas de tecido são presas umas às outras com alfinetes para uma melhor fixação ao costurar. Uma ferramenta importante é um abridor de casa. Ele ajuda a desfazer pontos no tecido novamente depois de costurar.

Seu primeiro projeto de costura

Ao aprender a costurar na máquina, é extremamente importante, principalmente no início, escolher um projeto que não seja muito exigente. Você terá sucesso rapidamente e aprenderá com alegria.

Frustração ou decepção com um projeto que é muito exigente é muito contraproducente. É possível encontrar dicas maravilhosas de aprendizado no Youtube, no canal da Maximus, que são fáceis e muito divertidas.

Tais projetos também conseguem ser encontrados em muitos livros e cursos. Uma simples fronha ou uma bolsa de pano, por exemplo, são muito adequadas para começar.

Encontre o material certo

Combinando com o projeto certo, o tecido com o qual trabalha não deve ser muito complicado. É melhor começar com um tecido de algodão simples. Esse é fácil de trabalhar e perdoa erros de costura.

Você deve lidar com tecidos elásticos, como jersey ou materiais muito finos, como seda, mais tarde. Claro, o tecido precisa combinar com o seu plano de costura.

Caso deseje costurar um vestido arejado, um tecido de algodão pesado é bastante inadequado. O vestido não cairá bem. De qualquer forma, um material de jersey seria mais adequado aqui.

O melhor a fazer é tocar no tecido que deseja comprar e ver se gosta do material. Dessa forma, você também pode ver como fica na pele e se combina com seu projeto de costura.

Conclusões finais

Quer aprender a costurar na máquina como um profissional da área? A Idineia Merci ensina tudo o que é necessário, no seu curso Gente que Ama Costurar.

Chegou o momento de alavancar seus conhecimentos e conseguir a tão sonhada renda-extra ou uma nova profissão.

Ganhe 10% de desconto em qualquer máquina utilizando o cupom SINGERMAXIMUS, e ainda mais 13% de desconto no pagamento à vista!

Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos relacionados