Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como cortar, emendar e costurar viés em uma peça de roupa

O viés é aquele pedaço da peça de roupa que fica entre o fio reto costurado e o fio atravessado, mas muitas pessoas ainda não sabem como cortar, emendar e costurar viés.

Por isso, pensando em te ajudar nessa missão, hoje trouxemos algumas dicas que poderão te ajudar muito a costurar viés em peças de roupa. Confira a seguir:

Como cortar o viés usando o próprio tecido – Costurar viés

Se você deseja cortar o viés usando o próprio tecido, basta fazer uma dobra em formato de lenço, fazendo com que o lado reto do fio fique do mesmo tamanho que o lado do fio atravessado. Dessa forma, você vai observar que o ângulo de 45 graus será formado.

Para fazer o corte do viés como tiras simples, faça a marcação do ângulo desejado e corte deixando o tecido aberto. Para cortar em tiras duplas, corte o tecido dobrado.

Feito isso, basta marcar os ângulos de 45 graus de acordo com o tamanho desejado que você deseja que o viés tenha e faça o corte das tiras para depois costurar viés

Como emendar o viés

Agora que você sabe como cortar o viés, vamos falar o que você deve fazer para emendá-lo. Com as tiras cortadas, elas vão ficar com as pontas na diagonal. Com isso, você vai precisar fazer um corte para que essas tiras fiquem no formato reto.

Feito isso, faça um ângulo com essas tiras cortadas. Coloque um deles na horizontal e o outro na vertical. Junte as duas bordas das tiras cortadas e use um alfinete para formar um ângulo da parte de dentro para a parte de fora.

Feito isso, basta alinhavar e costurar na máquina. Com o excesso que ficou, corte 1 cm de margem de costura e use o ferro para abrir as tiras.

Assim, a que estava na vertical vai ficar na horizontal. Você também pode usar o ferro para fazer os vincos, caso desejar.

Como usar o viés pronto?

Ao invés de você fazer esse viés a mão, é possível também comprar o rolo já pronto para apenas costurar viés. Esse viés pode ser comprado por metros ou o rolo completo, dependendo do local onde você irá comprar.

Os rolos de viés prontos mais comuns de serem encontrados são aqueles feitos de tecido de cetim e algodão. As larguras podem ser diferentes, onde as mais comuns são as de 50 mm e de 24 mm.

Como colocar o viés

Existem algumas maneiras diferentes de costurar e colocá-los nas peças. Confira algumas delas a seguir e o passo a passo.

Costurar viés na parte interna

Para costurar viés na parte interna, coloque o viés na parte da borda do tecido e deixe que fique o lado direito com o lado direito. Feito isso, abra o vinco que foi pronto e alinhe junto à margem da costura. Costure esse vinco.

Depois de costurar, pegue todo o viés e vire do avesso, assim como o vinco costurado e a margem de costura. Essa dobra pode ser utilizada para fazer o arremate na parte do avesso do tecido.

Você pode fazer a costura à mão usando pontos invisíveis para costurar viés na parte interna.

Costurar viés de forma aparente 

Outra forma de costurar viés é deixando-o de forma aparente na peça. Para isso, deixe o lado direito do tecido com o lado direito do viés e alinhe as bordas.

Se houver necessidade, você pode aparar a margem da costura dentro do vinco que foi criado, depois da costura. Feito isso, basta costurar o viés.

Agora que você sabe como cortar, emendar e costurar viés, acesse o site da Maximus Tecidos e encontre as melhores opções de itens para te ajudar com essa costura.  Acesse nosso curso Gente que Ama Costurar. Para compra online Maximus Tecidos.

Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *