Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Saiba como costurar viés no recorte princesa

Costurar viés no recorte princesa é um meio de adicionar uma elegância com o uso do contorno da roupa, quando usado para mostrá-lo.

Ele é um tipo de acabamento para peças que não possuem forro ou revél. É o caso de roupas leves e informais, por exemplo.

Quando começamos a usar a costura para roupas, começamos a perceber a diferença que faz um bom acabamento e o detalhe para a apresentação do produto.

É por este motivo que devemos saber costurar viés, é uma forma de estruturar o tecido. Abaixo explicaremos mais sobre isso.

O que você precisa para costurar viés no recorte princesa

Para costurar viés no recorte princesa, é necessário que você tenha o molde do recorte para usar no tecido.

O segundo passo é adquirir o viés. Caso esteja pronto, é importante que você utilize por cima dele uma linha da cor do tecido.

Se não for possível, você pode utilizar na linha de cima da cor do viés, enquanto a linha debaixo deve ser da cor do tecido.

Uma vez que você fez o recorte do tecido, já deixe suas partes posicionadas, direito com direito e esquerdo com esquerdo, tudo em cima da mesa.

A costura será realizada na parte da frente, mais especificamente, no centro e de baixo para cima.

Como costurar

Para começar iniciar sua costura, você deve dobrar as duas bordas do viés até se juntarem, de modo que a parte amostra seja o avesso.

Em seguida, você deve alinhar a borda do viés à borda do tecido, ajeitando-o na costura para caso de precisar costurá-lo numa curva também.

Com a ajuda de overloque e uma costura no desenho da costura (avesso), para evitar que o que você já fez seja descosturado.

Caso ainda não tenha conhecimento sobre o overloque, aqui está a explicação: trata-se de um acabamento feito no tecido para dar a segurança, costura e beleza na costura.

Feito isso, você deve alinhar as duas partes do tecido: início com início, busto com busto, e final com final.

Deixe todo o desenho do recorte do tecido alfinetado, para não correr o risco de desalinhar e costurar torto.

Agora você pode iniciar a costura na máquina, alisando e observando cada centímetro para não formar prega.

Para costurar a curva, você precisa fazer o pique, corte necessário para o viés se assentar, o que dará uma moldura para o tecido também.

Após este último processo, sua costura no recorte princesa será feita.

Lembre-se que se você quiser deixar um pedaço do viés aparecer na parte direita do tecido, é importante medir o viés para saber a medida exata a ser costurada e a ser mostrada.

Por exemplo: se você tiver um viés de 4 cm, ao dobrá-lo, será 2 cm. Sendo assim, você costura 1 cm e deixe 1 cm para fora.

Perceba como é fácil costurar viés no recorte princesa! Tudo que você precisa é de linha, tecido, viés e a máquina.

É claro que uma explicação escrita não se compara a uma demonstração prática, então caso ainda tenha ficado com dúvida, essa e outras técnicas você pode aprender com a ajuda de cursos.

Indicamos o site da Maximus Escola de Moda, pois você pode encontrar cursos para todos os interesses. O site é especializado para orientar costureiras veteranas e iniciantes também, desde os primeiros passos até dicas para uma costura criativa.

Você pode encontrar o tecido de sua escolha e outros materiais necessários para costura na loja online da Maximus Tecidos, maior loja online de tecido do Brasil. Visite já para adquirir seus produtos e costurar viés no recorte princesa.

Gostou do artigo? Agora é a sua vez, acesse nosso curso Gente que Ama Costurar e garanta seu curso. Quer comprar tecido? Acesse a loja virtual da Maximus Tecidos e confira a infinidade de tecidos para escolher o seu preferido.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *