Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

3 maneiras para costurar viés

O viés é um tipo de acabamento muito utilizado principalmente em peças que não possuem forros ou revel, mas existem muitas dúvidas sobre como costurar viés da maneira correta e sem erros.

Se você deseja costurar uma roupa com um acabamento mais delicado, com um tecido mais leve ou informal, usar o viés é uma excelente opção.

Mas, como dissemos, é comum que as pessoas tenham medo ou receio de costurar viés, mas existem algumas dicas que podem facilitar esse processo para que a dificuldade de costurar viés possa sumir agora mesmo, fazendo com que você consiga usar esse acabamento nas peças.

Se você quer aprender como costurar viés e deixar as suas roupas mais bonitas, confira a seguir as dicas:

Saiba agora 3 maneiras de como costurar viés

Existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática sobre maneiras mais simples de como costurar viés, e hoje vamos falar um pouco mais sobre o assunto a seguir. Veja:

Viés prontos ou feitos

O viés pode ser costurado em tecidos finos ou grossos. Você também pode comprar o viés do mesmo tecido que vai utilizar para confeccionar a roupa ou já comprar um viés pronto.

Costurar viés prontos pode ser mais simples para muitas pessoas, e geralmente eles são comprados em algodão ou cetim de poliéster. As larguras mais comuns desses tipos de viés são os de 24 mm e os de 50 mm.

Em tecidos finos

Preparar o viés antes de costurá-lo é essencial para garantir uma boa colocação, pois o acabamento depende dos vincos bem feitos.

Em tecidos finos, você pode costurar viés e passá-lo dobrado pela metade. Para isso, coloque a borda do viés rente ao local onde vai arrematá-lo.

Feito isso, coloque o alfinete, alinhave e faça a costura utilizando um ponto de 1,5mm. Coloque todo o viés para a parte de dentro para fazer a costura.

Se o local da costura for curvo no tecido fino, como no caso das cavas, apare e faça um corte na margem da costura. Dessa forma, o viés pode ser costurado para deixar o local mais estruturado.

Em decotes

Caso você queira costurar viés no decote, o processo não é tão difícil quanto parece, mas é importante se atentar ao acabamento.

Para arrematar o decote com o viés, ou fazer uma cava, barra ou acabar a margem da costura, basta adicioná-lo como forma de fazer um bom acabamento.

Por que se preocupar com um bom acabamento nas roupas?

Quando pensamos em costurar uma peça de roupa, seja para nós mesmas ou para vender, é essencial pensar na durabilidade da peça e também no custo benefício. Além disso, o conforto também é importante.

O acabamento das peças de roupa são essenciais de acordo com a variedade de cada tecido. Dessa forma, podemos entregar um produto de qualidade para garantir conforto, durabilidade e claro, beleza nas peças.

Quando a peça de roupa possui um acabamento que foi colocado como prioridade, a costura do resultado final será excelente.

Existem diversos tipos de acabamentos que podem ser feitos, como costurar viés, por exemplo, que foi o tema abordado acima. Mesmo que os profissionais conheçam esses acabamentos, dedicar tempo para o acabamento das peças fará toda a diferença.

Quando o acabamento é ruim, a peça fica parecendo mal feita, mesmo que o planejamento da confecção tenha sido feito ou um tecido de qualidade tenha sido utilizado.

Por isso, é muito importante contar com a dedicação para pensar em todos os detalhes que envolvem o acabamento da peça, como saber costurar viés. Nem sempre os acabamentos mais difíceis são aqueles que vão deixar as peças bonitas, mas sim a dedicação.

Se você deseja conhecer os mais variados tipos de opções de itens para fazer o acabamento das peças, como costurar viés, acesse o site da Maximus Tecidos e confira as opções disponíveis. Acesse nosso curso de costura Gente que Ama Costurar.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *