Se você deseja ingressar de vez no mundo da moda, seja para costura de reparos e consertos ou para costurar peças de diversos estilos e modelos, precisa saber o que deve ter um curso de costura para iniciantes.
Atualmente é possível encontrar cursos de todos os tipos quando o assunto é costura! Isso porque o segmento da costura é bastante procurado por quem deseja se especializar ou começar a costurar!
O que deve ter um curso de costura para iniciantes:
Mesmo que você nunca tenha costurado na vida, não há impedimento algum para fazer um curso e aprender uma nova profissão ou hobby!
Há costureiras incríveis que aprenderam o ofício trabalhando, mas isso está muito longe de ser regra! Isso porque, em geral, essas costureiras foram ensinadas desde muito cedo por quem já trabalhava na área.
Atualmente, é possível aprender em qualquer idade, com curso de costura para iniciantes.
Mas como escolher o melhor curso?
Para não ser enganada, daremos algumas dicas do que deve ter um curso de costura para iniciantes!
-
Leia com atenção a descrição do curso
Algumas escolas anunciam cursos para iniciantes, mas exigem prática em máquinas de costura, por exemplo! Acontece que pode ser o caso de você nunca ter pegado em uma agulha com linha alguma vez na vida!
Dessa forma, é importante ler com muito cuidado a descrição do curso para saber a grade, o que é ensinado e o que você já precisa saber.
-
O curso precisa ensinar os primeiros passos
Qualquer curso de costura para iniciantes precisa ensinar os primeiros passos! Isso envolve desde a escolha dos tecidos, conhecer os tipos de agulha adequados, até alinhavados, marcas com alfinetes, moldagem, cortes do tecido e, finalmente, a costura, seja à mão ou na máquina de costura!
Atualmente as máquinas dão conta do recado! Há maquinas de costura para praticamente todos os tipos de tecido e costuras diferenciadas, mas aqui vale também a primeira dica: leia a descrição do curso cuidadosamente!
-
Como costurar utilizando a máquina de costura
Você precisará saber a utilizar o básico da costura em máquina. Verifique se a grade do curso oferece os seguintes tipos de costura:
- zigue-zague
- ponto reto
- regulador do ponto
- ajuste da linha
- caseador
- ajuste da sapata
- ponto flexível
- braço livre
Não hesite em perguntar sobre todos esses pontos e se estarão presentes em seu curso, antes de decidir por qual curso fazer.
Se você já possui alguma experiência, é possível encontrar excelentes tutoriais de costura na internet, mas nada como colocar a mão na massa com pessoas especializadas, não é mesmo?
-
Seu curso precisa ter muita prática
Para começar do zero é bastante complicado optar por aulas completamente teóricas ou virtuais.
Isso porque você precisa praticar e muito para aprender a costurar e é importante que o professor esteja disponível para esclarecer dúvidas ou te ajudar a consertar possíveis erros de início de costura!