Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

De Onde Vem A Seda Tecido?

Você já se perguntou de onde vem a seda tecido? Esse é um dos tecidos mais requeridos do mercado têxtil, e que pode servir para a criação de peças belíssimas e muito elegantes. O fio de seda é muito valorizado e desejado. Pode ser usado tanto puro quanto em parceria com outros tecidos, atribuindo leveza […]

Você já se perguntou de onde vem a seda tecido? Esse é um dos tecidos mais requeridos do mercado têxtil, e que pode servir para a criação de peças belíssimas e muito elegantes.

O fio de seda é muito valorizado e desejado. Pode ser usado tanto puro quanto em parceria com outros tecidos, atribuindo leveza e movimento às peças.

A sua utilização é muito comum na confecção de roupas femininas, mas também masculinas. A versatilidade somada a beleza e ao toque macio, além do aspecto nobre da seda, formam a sua fama de nobreza e luxo.

Descubra De Onde Vem A Seda – E Como Ela Pode Ser Usada

A seda é uma fibra obtida através do bicho-da-seda – Bombyx mori. Esses insetos formam casulos onde começam a criar uma espécie de revestimento proteico que garante a sua sobrevivência até a metamorfose.

É nesse momento que seda começa a ser produzida. Embora existam diversas espécies de bichos-da-seda 95% da produção mundial da matéria prima vem do Bombyx mori.

Esse processo de produção baseado no ritmo das lagartas é milenar. Historiadores acreditam que os chineses já produziam o tecido em 2000 a.C.

Durante muito tempo somente a China conseguia obter o tecido a partir do bicho-da-seda. Com isso, o tecido se tornou uma moeda de troca valiosíssima, levando, inclusive, ao tráfico internacional de ovos de mariposa e sementes de amoreira – a planta onde as lagartas apareciam.

Até hoje esse mercado é dominado pelos chineses, embora a seda seja produzida em vários outros países. O Brasil aparece entre os 5 maiores produtores do tecido.

Por Que A Seda É Tão Valiosa?

Saber de onde vem a seda tecido explica um pouco porque de ela ser tão valorizada no mercado. A obtenção desse tecido depende do ritmo de uma lagarta para produção.

Isso quer dizer que é um processo lento e muito delicado. Nem todas as lagartas que entram em casulo conseguem gerar seda de qualidade suficiente para ser usada na criação do tecido.

A dificuldade para fabricação é o principal motivo pelo qual o tecido é tão valioso. Além disso, é claro, suas demais características somam a esse valor: o fato de ser macia, leve, delicada e confortável, por exemplo.

No Que A Seda Pode Ser Usada?

A utilização da seda é algo muito amplo. Esse tecido é amplamente valorizado no mercado têxtil graças a sua versatilidade.

A sua aparência é delicada e possui um brilho cintilante muito leve. O toque é macio e confortável. É ideal para as estações mais quentes já que, por ser um tecido fibroso, a seda permite uma ótima ventilação.

  • Roupas femininas:

Diversas peças de roupas femininas podem ser feitas com esse tecido. Quando você descobre de onde vem a seda tecido não imagina que sua aplicação possa ser tão ampla!

Saias, vestidos, camisas e blusas são apenas algumas das opções. Até mesmo luvas e lenços podem ajudar a criar looks mais elegantes e sofisticados. A seda pode ser usada na roupa de jovens e senhoras e veste bem qualquer biotipo.

  • Roupas masculinas:

Os homens também podem ser contemplados com uma bela peça em seda. Camisas e gravatas, por exemplo, são algumas das possibilidades interessantes a serem desenvolvidas com esse tecido.

Em todos os casos a seda é uma escolha sempre inteligente para quem criar roupas mais elegantes e que atendam a um público mais exigente.

Saber de onde vem a seda tecido esclarece muito sobre a valorização desse material no mercado têxtil. Se trata, realmente, de um tecido muito valioso e muito bonito.

Confira todas as lindas novidades em tecidos disponíveis no site da Maximus Tecidos. Clique aqui e confira!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *