Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

De Que É Feito O Tecido Chiffon?

Você sabe de que é feito o tecido chiffon? Apesar de parecer uma informação irrelevante, é muito importante saber qual é a matéria-prima dos tecidos, pois isso traz características particulares no resultado final. É comum as pessoas pensarem que o nome de um tecido remete ao tipo de material que ele é feito, mas isso […]

De Que É Feito O Tecido Chiffon?

Você sabe de que é feito o tecido chiffon? Apesar de parecer uma informação irrelevante, é muito importante saber qual é a matéria-prima dos tecidos, pois isso traz características particulares no resultado final.

É comum as pessoas pensarem que o nome de um tecido remete ao tipo de material que ele é feito, mas isso é um grande equívoco. Por exemplo, o tecido Oxford, que é tão famoso, recebe esse nome por conta de sua trama, não de seu material.

É possível encontrar tecido Oxford feito em algodão, material sintético ou uma mistura dos dois, por exemplo. O mesmo acontece em outros tecidos, como é o caso do chiffon.

De que é feito o tecido chiffon? Principais materiais

Mas, afinal, de que é feito o tecido chiffon? O chiffon é um tipo de tecido que ficou popular no século XX e, a princípio, ele era confeccionado totalmente em seda.

Com o passar dos anos foram surgindo novos fios e na década de 40 a seda foi substituída pelos fios de nylon. Entretanto, com o surgimento do poliéster, este se tornou a principal matéria prima.

O poliéster é utilizado amplamente na indústria têxtil e a maioria dos tecidos leva pelo menos uma porcentagem do fio sintético. Hoje, o chiffon continua sendo fabricado principalmente em poliéster.

Entretanto, as opções de seda ainda existem, mas, obviamente, elas são bem mais caras. Em vestidos de alta costura a seda se faz mais presente, pois é mais delicada, leve e traz um toque suave.

Apesar de o material poliéster ser inferior à seda, há no mercado muitos fornecedores que oferecem tecidos em poliéster de altíssima qualidade. Inclusive, muitos são confundidos com seda.

Mesmo que os tecidos de chiffon feitos em materiais sintéticos sejam mais baratos que os confeccionados em seda, a faixa de preço é muito variada. Tecidos de má qualidade terão um preço bem abaixo do mercado.

Mas é importante investir em tecidos de qualidade e que usem bons materiais. Pagar um pouco mais caro em um chiffon de poliéster pode fazer com que o vestido aparente ser feito de seda, valendo muito a pena.

Sabendo de que é feito o tecido chiffon fica mais fácil entender sobre o seu preço, então a recomendação é: verificar o tipo de material e a qualidade do fio.

De que é feito o tecido chiffon: principais aplicações

Independente de que é feito o tecido chiffon, as aplicações dos modelos em seda e em poliéster são as mesmas.

Esse tecido apresenta certa transparência, muita leveza e movimento. Essas características fazem com que ele combine muito bem com saias e vestidos mais soltos.

Também pode ser encontrados em blusas, mas é sempre importante lembrar que ele é um pouco transparente e será necessário o uso de forros.

Apesar de leve, sua a trama faz com que ele se torne um pouco estruturado, então é possível montar peças com mais volume, usando em camadas também. É uma ótima ideia, pois proporciona ainda mais movimento.

Onde comprar tecido chiffon de qualidade?

Saber onde comprar o tecido chiffon é essencial para garantir a aquisição de uma peça de qualidade.

O ramo têxtil é muito amplo e, hoje, é possível encontrar diversas confecções oferecendo tecidos pela internet. Dentre elas, a Maximus Tecidos se destaca por conta de sua qualidade e ótima relação de custo x benefício.

São mais de 35 anos atuando no mercado têxtil, acumulando satisfação de milhares de clientes.

Confira na Maximus Tecidos, as melhores opções  em tecidos chiffon!!!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *