Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Desvende os segredos por trás dos acabamentos perfeitos com Lara Rogedo

Olá! Meu nome é Lara Rogedo, sou professora de costura e modelagem e formada em Design de Moda. Ao longo da minha trajetória na faculdade percebi que o processo de produção da roupa me fazia muito feliz. Tenho um atelier em Belo Horizonte e também tenho cursos online. Eu costuro há quase 10 anos e dou […]

Olá! Meu nome é Lara Rogedo, sou professora de costura e modelagem e formada em Design de Moda. Ao longo da minha trajetória na faculdade percebi que o processo de produção da roupa me fazia muito feliz. Tenho um atelier em Belo Horizonte e também tenho cursos online. Eu costuro há quase 10 anos e dou aulas desde de 2014. Sou apaixonada pelos mínimos detalhes na costura e pelo capricho na execução e finalização das peças. Quero contribuir com um pouquinho do que sei e estimular você para que se encante por esse mundo mágico da costura e da modelagem.

Nesse post vou apresentar algumas fotos de acabamentos que eu fiz para alguma peças e oferecer uma aula gratuita para que você entenda a importância dos acabamentos na costura.

Maximus Tecidos Clube da Costureira acabamentos 600x300 Maximus Tecidos Clube da Costureira acabamentos 600x300

No meu modo de vista, para fazer bons acabamentos é preciso duas coisas: repertório e capricho.

Repertório é a soma de “técnicas de costura” e “opções de acabamentos”. Ter repertório é ter bagagem de conhecimentos, assim você tem “cartas na manga” para solucionar problemas e desafios que podem aparecer na hora de costurar.

Capricho é colocar amor na hora de confeccionar uma peça. É costurar e ficar orgulhosa ao final do seu trabalho: colocar as costuras encontrando, margens de costura bem finalizadas, alinhavar um viés para colocá-lo perfeitamente, fazer um lindo pesponto…

Maximus Tecidos Clube da Costureira acabamentos 600x300Maximus Tecidos Clube da Costureira acabamentos 600x300Maximus Tecidos Clube da Costureira acabamentos 600x300

Acabamentos na costura é um tema que merece ser pensado com muito carinho. Eu tinha uma professora de costura que falava o seguinte: “subir parede é a parte mais rápida…” . O que isso quer dizer?! Fazer as costuras básicas como fechar os ombros, as laterais e costurar a saia com o corpo do vestido é a parte menos demorada. Pode parecer que a roupa está quase pronta, mas a partir daí é que você tem que colocar os seus conhecimentos técnicos em prática e usar as cartas que você tem na manga.

Lembra que eu falei sobre repertório?! Em um vestido, por exemplo, você tem que finalizar o decote e a cava com viés, revél ou forro, fazer a barra adequada ao modelo e tecido, colocar um botão, o zíper… Essa parte é a mais refinada e que precisa de mais conhecimentos. Esses detalhes que dão o valor para a peça que você fez ou dão o valor para o trabalho de confecção. Isso faz toda a diferença, assim como em uma obra, o acabamento bem feito valoriza o prédio.

Sem dúvida, a qualidade do acabamento valoriza a peça e o trabalho de quem a confeccionou.

Maximus Tecidos Clube da Costureira acabamentos 600x300Maximus Tecidos Clube da Costureira acabamentos 600x300 Maximus Tecidos Clube da Costureira acabamentos 600x300Maximus Tecidos Clube da Costureira acabamentos 600x300

UM PRESENTE PARA VOCÊ!

Se você gosta de costurar e fazer peças com finalizações impecáveis, te convido a assistir à uma aula gratuita sobre acabamentos

Clique aqui para assistir a minha palestra sobre acabamentos!

Nessa aula gratuita vou falar sobre a importância dos acabamentos, como planejá-los no momento da criação para não haver prejuízos. Também vou dar exemplos práticos de como as técnicas de costura podem ser parte do acabamento, além de falar sobre o meu curso online Acabamentos Primorosos e Técnicas de Costura.

Maximus Tecidos Clube da Costureira acabamentos 600x300

Ah! Vale lembrar que tem um episódio comigo no podcast Rádio da Costureira sobre a jornada de profissionalização nas costuras. Ouça aqui!

Espero ter te inspirado para que você valorize cada detalhe em uma roupa!

Um abraço!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *