Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Diário dos tecidos por Cami Nishida

Minha coluna, carinhosamente batizada de “Diário dos Tecidos”, recebe esse nome já que aqui escrevo sobre minha experiência em fazer minhas roupas sob medida, ou seja, idealizar o modelo, escolher o tecido e entrega-lo nas mãos de uma habilidosa costureira que fará a peça exclusivamente para mim nas medidas do meu corpo.

Há alguns dias venho refletindo sobre qual estilo de roupa e tecido escrever esse mês dada a situação atual onde, pela nossa própria saúde, tivemos que dar uma pausa no convívio social e, alguns de nós, nem mesmo saem de casa para trabalhar (que não é o meu caso).

Eu, que prezo pelo conforto, se tivesse que trabalhar de home office, fico me questionando se tiraria o pijama ou não. E foi aí que tive o insight: tecidos para pijama.

Eu nunca tinha pensando em mandar fazer pijamas sob medida, já que essa é uma peça relativamente fácil para comprar: não precisa ficar milimetricamente ajustada, os cortes são mais universais e tem de todos os estilos, tecidos e valores.

Porém, há algum tempo, iniciei uma busca incessante por um robe longo de seda e, para minha surpresa, tive bastante dificuldade em encontrar, seja pelo modelo que não me agradava, ou pelo tecido que não era o que eu esperava.

Quando falamos dessas peças, é muito comum encontra-las no cetim, que é um tecido lindo, porém, tem um brilho intenso e o caimento muitas vezes não é leve e sim estático, devido ao poliéster na composição. Não pensei duas vezes, escolhi o tecido, o modelo de uma foto do Pinterest e liguei para minha costureira. Desde então, comprar pijamas virou exceção.

O tecido que mais uso para confeccionar esse tipo de peça é o crepe lorraine, um tecido leve, com um brilho acetinado na medida (não é intenso e nem opaco), o toque dele é muito sedoso e macio. Arrisco dizer que esse é o tecido de fibra sintética que mais se aproxima do toque e caimento da seda pura.

Além disso, o custo benefício de fazer um pijama sob medida com o crepe lorraine é super agradável. O valor do metro desse tecido é em média de R$30,00 a R$35,00 e para fazer um robe longo + uma camisola, são necessários apenas 2,80 metros. Quanto a mão de obra da costureira, varia muito de profissional para profissional, porém, é um valor bem menor que fazer um vestido de festa ou uma peça de alfaiataria.

Contudo, fazer roupas sob medida, independente se é um pijama ou um vestido de gala, na minha opinião, tem todo um valor de experiência agregado.

Primeiro, ninguém vai ter uma peça igual a sua, ela é exclusiva. Segundo, ela foi feita literalmente nas suas medidas, para o seu corpo. Terceiro, é você que escolhe tudo: o tecido, a cor, a estampa, os detalhes como rendas, botões e zíper. Quanto a prova, que normalmente é necessária, não leva mais tempo que andar até o centro para provar e escolher uma roupa pessoalmente.

O crepe lorraine não é indicado só para a linha de pijamas. Nós também o temos, principalmente, na moda festa. Nos vestidos com saias amplas, leves e esvoaçantes. Esse é um tecido extremamente confortável e por lembrar muito a seda, tem um ar sensual na medida certa.

Todas as noites, quando chego do trabalho a rotina é a mesma: tirar a maquiagem, tomar um banho e vestir um pijama. Independente se vou preparar o jantar, ler um livro, beber uma taça de vinho ou continuar trabalhando com meu notebook no sofá, eu sempre estou de pijama. Desconheço dress code mais confortável que esse para
estar em casa.

Assim como no dia a dia eu, pessoalmente, gosto de estar me sentindo bem (e por bem entenda confortável, mas também elegante) com aquilo que estou vestindo.

Usar um pijama – seja uma camisa e uma calça de moletom ou uma camisola e um robe de seda, para mim é uma forma de cuidar de mim mesma.

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *