Corte e Costura

Diário dos tecidos por Cami Nishida

Minha coluna, carinhosamente batizada de “Diário dos Tecidos”, recebe esse nome já que aqui escrevo sobre minha experiência em fazer minhas roupas sob medida, ou seja, idealizar o modelo, escolher o tecido e entrega-lo nas mãos de uma habilidosa costureira que fará a peça exclusivamente para mim nas medidas do meu corpo.

Há alguns dias venho refletindo sobre qual estilo de roupa e tecido escrever esse mês dada a situação atual onde, pela nossa própria saúde, tivemos que dar uma pausa no convívio social e, alguns de nós, nem mesmo saem de casa para trabalhar (que não é o meu caso).

Eu, que prezo pelo conforto, se tivesse que trabalhar de home office, fico me questionando se tiraria o pijama ou não. E foi aí que tive o insight: tecidos para pijama.

Eu nunca tinha pensando em mandar fazer pijamas sob medida, já que essa é uma peça relativamente fácil para comprar: não precisa ficar milimetricamente ajustada, os cortes são mais universais e tem de todos os estilos, tecidos e valores.

Porém, há algum tempo, iniciei uma busca incessante por um robe longo de seda e, para minha surpresa, tive bastante dificuldade em encontrar, seja pelo modelo que não me agradava, ou pelo tecido que não era o que eu esperava.

Quando falamos dessas peças, é muito comum encontra-las no cetim, que é um tecido lindo, porém, tem um brilho intenso e o caimento muitas vezes não é leve e sim estático, devido ao poliéster na composição. Não pensei duas vezes, escolhi o tecido, o modelo de uma foto do Pinterest e liguei para minha costureira. Desde então, comprar pijamas virou exceção.

O tecido que mais uso para confeccionar esse tipo de peça é o crepe lorraine, um tecido leve, com um brilho acetinado na medida (não é intenso e nem opaco), o toque dele é muito sedoso e macio. Arrisco dizer que esse é o tecido de fibra sintética que mais se aproxima do toque e caimento da seda pura.

Além disso, o custo benefício de fazer um pijama sob medida com o crepe lorraine é super agradável. O valor do metro desse tecido é em média de R$30,00 a R$35,00 e para fazer um robe longo + uma camisola, são necessários apenas 2,80 metros. Quanto a mão de obra da costureira, varia muito de profissional para profissional, porém, é um valor bem menor que fazer um vestido de festa ou uma peça de alfaiataria.

Contudo, fazer roupas sob medida, independente se é um pijama ou um vestido de gala, na minha opinião, tem todo um valor de experiência agregado.

Primeiro, ninguém vai ter uma peça igual a sua, ela é exclusiva. Segundo, ela foi feita literalmente nas suas medidas, para o seu corpo. Terceiro, é você que escolhe tudo: o tecido, a cor, a estampa, os detalhes como rendas, botões e zíper. Quanto a prova, que normalmente é necessária, não leva mais tempo que andar até o centro para provar e escolher uma roupa pessoalmente.

O crepe lorraine não é indicado só para a linha de pijamas. Nós também o temos, principalmente, na moda festa. Nos vestidos com saias amplas, leves e esvoaçantes. Esse é um tecido extremamente confortável e por lembrar muito a seda, tem um ar sensual na medida certa.

Todas as noites, quando chego do trabalho a rotina é a mesma: tirar a maquiagem, tomar um banho e vestir um pijama. Independente se vou preparar o jantar, ler um livro, beber uma taça de vinho ou continuar trabalhando com meu notebook no sofá, eu sempre estou de pijama. Desconheço dress code mais confortável que esse para
estar em casa.

Assim como no dia a dia eu, pessoalmente, gosto de estar me sentindo bem (e por bem entenda confortável, mas também elegante) com aquilo que estou vestindo.

Usar um pijama – seja uma camisa e uma calça de moletom ou uma camisola e um robe de seda, para mim é uma forma de cuidar de mim mesma.

Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

View Comments

Recent Posts

Informe Moldes, Moda e Estilo com Marlene Mukai edição Março/2025

Oi meninos e meninas! Tudo bem com vocês? Chegou o seu Informe Moldes, Moda e Estilo…

3 dias ago

Criatividade na Costura: como sair do óbvio com Menino Costureiro – Rádio da Costureira #235

Você se considera uma pessoa criativa? No episódio da Rádio da Costureira sobre criatividade na…

3 dias ago

Sustentabilidade nos Tecidos: Uma Abordagem Necessária para o Futuro

A Sustentabilidade nos Tecidos é uma questão central na era contemporânea, e a indústria têxtil…

1 semana ago

Tingimento e Estampagem: Uma Jornada Pelo Mundo das Cores e Texturas

O tingimento e a estampagem são técnicas essenciais na indústria têxtil, influenciando diretamente a aparência…

1 semana ago

Tecidos Tradicionais e Culturais: Uma Jornada Pelo Patrimônio Têxtil

Os tecidos desempenham um papel fundamental na vida das sociedades humanas. Desde os tempos antigos,…

1 semana ago

Tecidos Tecnológicos: Revolução no Mundo da Moda e do Conforto

Os tecidos tecnológicos estão transformando a indústria da moda e a forma como interagimos com…

2 semanas ago